Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp vai informar a seus amigos onde você está em tempo real

WhatsApp vai informar a seus amigos onde você está em tempo real

Nova funcionalidade do WhatsApp deverá informar localização do usuário em tempo real a seus contatos; função virá desligada por padrão e você poderá escolher quem pode saber por onde você anda.

7 anos atrás

Compartilhar sua localização no WhatsApp é possível, embora seja algo completamente manual (através de compartilhamento de dados entre apps). Porém, no futuro muito próximo essa funcionalidade se tornará parte integrante do instant messenger: a última versão beta do aplicativo vai informar aos seus contatos por onde você anda, embora o controle permaneça na sua mão.

A nova função está presente nas builds 2.17.3.28 do iOS e 2.16.399 do Android, e seria liberada a princípio apenas para grupos. Ela está presente dentro das configurações e o usuário decidirá se habilita a localização por 1, 2, 5 minutos ou por tempo indeterminado. De modo a não interferir na rotina dos usuários ele viria desativado por padrão, e há a opção de compartilhar tais informações sensíveis apenas com seus amigos (dando a entender que aqueles que não se incluem mutuamente em suas agendas de contatos, identificados apenas como números não terão acesso). Ou seja, você poderá decidir quais grupos podem saber seu paradeiro e mesmo assim, nem todo mundo verá tal info.

Há todo um burburinho em torno de ativar geolocalização no WhatsApp em tempo real. Há quem considere uma funcionalidade que veio para agregar, outros consideram invasão de privacidade. Embora todos saibamos que o Facebook não é santo a ferramenta vem desativada, seu app não será atualizado e sairá informando por onde você anda a todo mundo. No entanto o app pode e irá coletar tais dados do mesmo jeito.

Claro que a opção não foi pensada como uma conveniência para o usuário e sim como uma maneira de fazer dinheiro. Ao coletar a posição do usuário através do WhatsApp, o Facebook poderá exibir mais e melhores anúncios e ofertas baseados em onde o usuário se encontra. Ainda que o instant messenger não venha a exibir ads não é como se seus usuários não usassem as outras soluções da companhia, como o Instagram ou o próprio Facebook.

Eu costumo dizer que o Google cobra um preço alto pelas suas ferramentas, mas diferente do Facebook a gigante das buscas retorna produtos e serviços realmente úteis. É o bom e velho Mal Necessário, a única opção para quem não concorda de maneira nenhuma com coleta de dados é não usar a internet e francamente, hoje isso é basicamente impossível. Por outro lado os produtos do Zuck não são totalmente úteis, com exceção do Messenger e dos WhatApp. Falta uma plataforma de soluções (uma suite de produtividade como o Google Docs por exemplo) para que a coleta massiva de dados que realiza se justifique.

No mais, será divertido quando o primeiro pulador de cerca esquecer que deixou o recurso ligado no grupo da família.

Fonte: Cult of Mac.

relacionados


Comentários