Meio Bit » Cultura » A família que construiu uma casa do zero vendo tutoriais no YouTube

A família que construiu uma casa do zero vendo tutoriais no YouTube

Conheça Cara Brookins e seus filhos, a família que ergueu uma casa apenas absorvendo conhecimento de tutoriais de construção que viram no YouTube.

7 anos atrás

Cara Brookins (ao centro), os filhos e ao fundo a casa que construíram.

Você pode aprender muita coisa no YouTube, de tudo um pouco. A gente concorda que o popular site de vídeos™ não é o mesmo do que absorver conhecimento através de um livro ou de uma aula, mas para coisas de conhecimento geral ele funciona que é uma beleza.

Por exemplo, cozinhar. Há um sem número de canais de culinária e muitos deles ensinam mesmo os mais tapados a fazer comida boa e barata de modo a não depender de miojo pelo resto da vida. Para quem não sabe nem utilizar uma chave de fenda, canais que ensinam a fazer reparos pequenos e médios em sua residência (desde instalar um chuveiro a trocar uma tomada) são uma mão na roda e tanto.

Dá para ir além? Claro que sim: o Primitive Technology, o Canal da Atiradeira e até o Canal da Prensa Hidráulica, mesmo sendo mais indicados para hobbystas e entusiastas ensinam coisas essenciais para a vida de maneiras simples. Só que daria para aprender algo mais complexo e digamos… grandioso? E mais, por em prática os conhecimentos adquiridos pelo YouTube?

Cara Brookins é a prova que sim. Em 2008 ela passou por um período complicado na vida, após se divorciar de um marido abusivo. Com quatro filhos de 17, 15, 11 e dois anos de idade, sem um tostão furado e sem lugar para ir, ela encontrou uma oportunidade curiosa após alugar uma pequena casa em Little Rock, no estado norte-americano do Arkansas.

Eu havia alugado essa cabana para o Dia de Ação de Graças (…). E enquanto eu dirigia até lá, passamos por uma casa devastada por um tornado. Você geralmente não tem a oportunidade de ver o interior de uma residência, mas olhando para aquelas paredes e pregos tudo parecia tão simples. Eu pensei ‘eu posso reconstruir essa parede se eu me esforçar. Ou eu poderia começar do zero’.

Brookins conta que o dinheiro era escasso (mesmo com o empréstimo de um banco), o suficiente para comprar um acre de terra e os materiais. Mão-de-obra? Esquece, e isso nem era a ideia, ela consumiu inúmeros tutoriais de construção no YouTube e decidiu botar literalmente a mão na massa (e levando em conta que isso aconteceu em 2008, época em que o conteúdo do YouTube não era nem de longe como é hoje…). A intenção era erguer uma casa que suprisse conforto e segurança a seus quatro filhos, três dos quais de fato ajudaram no processo em seus tempos livres. Já a mãe trabalhou ininterruptamente por todos os nove meses que a construção consumiu, o que impressiona já que ninguém ali tinha a menor noção de engenharia e construção civil.

O resultado, uma casa de woodframe com base de alvenaria muito bem construída para amadores.


Inside Edition — Mother Of 4 Builds House From Scratch By Watching YouTube Videos

A história de Brookins e seus filhos virou um livro (não duvido que vire filme um dia) e é um belo tapa na cara daqueles que dizem serem incapazes de fazer qualquer coisa sem nem tentar. Se fizéssemos apenas o que acreditamos ser possível ainda estaríamos morando em cavernas, e essa mãe e seus filhos provaram que você pode fazer o que der na telha, bastando apenas levantar a bunda da cadeira e se comprometer.

Ou você pode continuar não sabendo nem cozinhar um ovo.

Fonte: CBS News.

relacionados


Comentários