Meio Bit » Arquivo » Ciência » Nada não, apenas um sistema solar alienígena, em movimento.

Nada não, apenas um sistema solar alienígena, em movimento.

Planetas alienígenas eram exclusivos da Ficção Científica até pouco tempo. Hoje não só já catalogamos milhares como agora temos até um vídeo de um sistema solar em movimento. É… lindo.

7 anos atrás

554dd3e8b67cade7c86055f105828d4c

HR 8799 é uma estrela nova. Não nova no sentido de Nova, 9vinha mesmo. Ela tem entre 20 e 50 milhões de anos de idade, o que em termos astronômicos é cheirando a leite. Quando ela se formou não havia mais dinossauros na Terra.

Ela é bem próxima, 129 anos-luz de distância e por isso é bem estudada, é lar de alguns dos primeiros exoplanetas descobertos. São quatro, com massas que variam entre 5 e 10 vezes a massa de Júpiter, portanto não se anime. Eles também são muito quentes, ainda estão em fase de formação.

É um sistema solar que ainda precisa passar por uma faxina, antes de formar planetas pequenos e rochosos para seres gosmentos surgirem se tornarem seres gosmentos com armas nucleares. Só que há algo bem interessante em relação ao sistema solar de HR 8799. Ele está em um ângulo de quase 90 graus em relação a nós.

O resultado? Podemos acompanhar de camarote esses planetas, e depois de mais de 6 anos de imagens coletadas, um astrônomo chamando Jason Wang compilou as órbitas em um vídeo. Sim, são observações diretas de exoplanetas. A estrela está devidamente bloqueada, senão seu brilho ofuscaria toda a imagem.

O planeta mais próximo tem uma órbita de 50 anos, está mais ou menos o dobro da distância de Júpiter. O mais distante tem uma órbita de 500 anos.

Um vídeo desses é algo que não se cogitava nem em Star Trek. Hoje? Tem no YouTube.


online367 — Video of FOUR directly-imaged EXOplanets orbiting the star HR 8799!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários