Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google inicia os testes dos Instant Apps do Android

Google inicia os testes dos Instant Apps do Android

Google inicia os primeiros testes dos Instant Apps, aplicativos completamente funcionais que não necessitam de instalação em dispositivos Android.

7 anos atrás

android-instant-apps

Durante o Google I/O a gigante das buscas apresentou uma ideia muito interessante: os Instant Apps, uma nova função para o Android que permitiria utilizar diversos aplicativos dispensando a instalação, utilizando apenas a internet e o Google Play Services. Seria um meio-termo entre o cenário de hoje e web apps 100% na nuvem, como era com o Firefox OS.

Agora o Google começou a liberar aos poucos o acesso à novidade, de forma a testar a viabilidade dos apps instantâneos.

A ideia por trás dos Instant Apps é bem simples: o usuário poderá acessar um link específico e o Google Play Services entenderá o mesmo como uma instância de um aplicativo, acessando os recursos necessários ao mesmo tempo em que a conexão se encarrega de baixar os dados. Claro que tal recurso exige uma conexão constante mas o segredo está em como tais aplicativos funcionam: eles não devem em nada às versões tradicionais e por isso economizariam espaço precioso nos smartphones e tablets Android.

Android Developers — Introducing Android Instant Apps - Google I/O 2016

A brincadeira está num primeiro momento disponível para alguns poucos privilegiados. O Google trabalha com um número bem reduzido de desenvolvedores de modo a “refinar as experiências dos mesmos e dos usuários”; agora o acesso está sendo liberado para o público, que poderá testar as versões instantâneas de apps como BuzzFeed, Periscope, Viki e Wish. Os links diferenciados só serão abertos através do Instant App se o tradicional não estiver instalado. Para ter acesso o dispositivo deve ter no mínimo o Android 4.1 Jelly Bean instalado, sendo esta uma iniciativa não apenas para aparelhos recentes e razoavelmente atualizados, mas também para quem possui um dispositivo mais velhinho.

instant-apps

Para participar da plataforma os desenvolvedores terão que atualizar seus projetos no Android Studio e suas APIs, de modo a tornar seus aplicativos compatíveis; a publicação oficial do SDK no entanto só deverá ser realizada daqui a alguns meses, sem que o Google tenha fixado uma data. Os que não foram contemplados neste primeiro período de testes pode entretanto começar a se adequar.

Fonte: Android Developers.

Leia mais sobre: , , , , , , .

relacionados


Comentários