Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Salva-vidas para avalanche, e não é um São-Bernardo com conhaque

Salva-vidas para avalanche, e não é um São-Bernardo com conhaque

Como se proteger de uma avalanche? O método mais fácil é: não vá para nenhum lugar onde elas ocorram. O segundo método é: faça como Tom Oye e use uma mochila anti-avalanche com airbag para neve.

7 anos atrás

the-mighty-isis-4-avalanche

Montanhas são coisas perigosas, ainda mais cobertas de neve. Você pode estar andando serelepe e descobrir que pisou em uma camada de 20 cm cobrindo um buraco de 20 m. Você pode pular em neve firme, se jogar no chão do lado e cair em uma bolha de ar que vai colapsar e te matar de frio e sufocado.

Ou você pode descobrir que avalanches são igual aos desenhos: ocorrem se você fizer um barulho alto.

Foi o que aconteceu com um sujeito chamado Tom Oye, ele estava fazendo snowboarding no Canadá, mais precisamente em Whistler, uma cidadezinha na Colúmbia Britânica. Tudo ia lindo maravilhoso até que a neve cedeu e começou uma avalanche.

Se fosse um filme ele estaria descendo na frente, mas como era vida real foi pego no meio e isso é muito ruim. Significa que ele será engolfado pela neve, dezenas de milhares de toneladas acelerando montanha abaixo, ele no meio sendo puxado esticado rolado, polpificado.

112842_yelo_pieps_jetforce_rider10_front_web

Exceto que neve é apenas um fluído muito denso (calaboca, André) e assim como George McFly, Tom preferiu escolheu sua própria densidade. Assim que viu a avalanche ele acionou seu JetForce, um airbag para avalanches que vale cada um dos US$ 1.000,00 que custa.

O negócio é surpreendentemente simples: você puxa uma corda, ele infla um airbag, que é muito menos denso que a neve da avalanche, então você bóia.

deployed-avalanche-airbag

Para Tom tudo não passou de um susto, mas poderia ser bem, bem diferente. No vídeo abaixo vemos o acidente inteiro, incluindo o inevitável “oh shit”. Note que ele acionou o airbag imediatamente, e por isso ficou na superfície da avalanche. Dá pra ouvir o barulho do motor re-inflando o equipamento vários vezes, pois é importante que mesmo furado ele continue cheio, serve também para sinalizar a posição do sujeito na neve:


Tom Oye — Not how I planned on starting the morning...stay safe out there kids!

Pensando bem depois dessa um São-Bernardo com conhaque seria uma boa idéia.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários