Usando GTA V para treinar carros autônomos

20170112gtav

Programar um sistema de navegação para carros autônomos não é nada fácil, mas testar esses sistemas é quase tão complicado. Em geral você precisa de um carro, um estagiário para pisar no freio quando o carro avisar que tem problemas, e muita paciência.

Como nem todo mundo tem contrato com a Fundação Cacique Cobra Coral, fica difícil escolher quando vai chover, negar, garoar, neblinar então você pode passar um ano só esperando as condições climáticas ideais para o teste.

Imagine se fosse possível testar esses softwares em um ambiente simulado. Agora é. O pessoal do DeepDrive está usando o GTA V como ambiente de testes.

20170112deepdrive

Eles conseguiram simular no engine do jogo todos os sensores de um carro autônomo, e repassar a telemetria para a rede neural que faz a navegação. Mesmo um modelo simples já consegue se virar nas ruas de Los Santos.


Craig Quiter — DeepDrive traffic

Eles conseguiram inclusive fazer com que ele funcionasse em condições climáticas como neve e chuva torrencial, mesmo sendo pouco treinado para isso.


Craig Quiter — DeepDrive weather

Agora o melhor de tudo: o software, código-fonte, bases de dados para treinar a rede neural, está tudo disponível no site do projeto.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples