Home » Engenharia » Plano do Google de internet por drones? MOR-REU!

Plano do Google de internet por drones? MOR-REU!

Mais um projeto do Google que vai pra vala. A idéia de usar drones para prover internet foi engavetada.

3 anos atrás

20170112google-titan-drone-630x363

Pelo visto a lua de mel está acabando, as Holdings perceberam que gigantes de tecnologia com projetos mirabolantes são perda garantida de dinheiro, e o que não faltam são projetos mirabolantes. Google e Facebook querem usar drones para prover internet no mundo todo, mas será viável?

Sejamos realistas, já temos internet abundante: os lugares sem cobertura são fins de mundo onde os moradores não têm dinheiro sobrando. Como tornar lucrativo um provedor de internet em regiões da África onde se vive com US$ 1,00 por dia?

Talvez por isso os projetos estão pisando no freio, e no caso do Google cancelaram totalmente o Projeto Titan, que planejava prover internet com drones de grande altitude movidos a energia solar. Estavam caros demais, um deles caiu em 2015 e a cobertura conseguida não era lá essas coisas.

Eles ainda vão insistir no Projeto Loon, com aqueles balões que de vez em quando caem no Brasil.

2017011231b20c591cb5b86320aba42c980f4cdc

A promessa de “conectar áreas rurais e partes remotas do mundo” é bonita e louvável, mas não é economicamente viável. Mesmo que esses projetos saiam da fase de experimentação, só existirão como caridade, e quando o bolso aperta são sempre os primeiros a ser cortados.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários