A decisão acertada de cancelar o Doom 4

O cancelamento de um jogo costuma ser bastante lamentado pelas pessoas, ainda mais quando se trata de um novo capítulo para uma série de peso, mas e quando isso acaba resultando em outro título melhor e até mesmo na manutenção de uma boa imagem da editora/desenvolvedora?

Pois é nisso o que acredita Pete Hines, vice-presidente da Bethesda que hoje colhe os louros por a empresa ter decidido interromper a produção do Doom 4 e apostar na criação do reboot da série, que para muitos foi um dos melhores jogos lançado em 2016.

Com o Doom foi um ponto de inflexão em que chegamos quando olhamos e dissemos, ‘esse jogo não atingirá as marcas que precisamos atingir.’ E não foi apenas a Bethesda, foi a id chegando a nós e dizendo, ‘Não é que não seja um bom jogo ou um jogo ok, mas simplesmente não é um Doom. Afastou-se das coisas que pensamos sobre o que um Doom deve ser.’ E novamente, não é como se não estivéssemos felizes com isso! Nós essencialmente cancelamos o jogo. Foi o que fizemos. Cancelamos uma coisa em que as pessoas gastaram muito tempo trabalhando e em que gastamos muito dinheiro até aquele ponto e então cancelamos e basicamente começamos de novo.

Para o executivo, chegar a essa decisão foi algo muito doloroso, mas como eles estão numa empresa e o objetivo final é pagar o salário dos funcionários para que a máquina continue funcionando, ela teve que ser tomada. E com isso os envolvidos na produção foram capazes de entregar algo que não tivesse uma cara de Call of Duty.

Mas além de fazer com que a dignidade da franquia fosse mantida, essa aposta por parte da Bethesda também fez com que a empresa permanecesse como uma das mais respeitadas da indústria. Mesmo sendo produzido pela id Software, cedo ou tarde um Doom 4 medíocre seria associado a editora e quando isso acontecesse, ele ficaria para sempre como uma mancha no portfólio da empresa.

Esse caso também serve para entendermos o cancelamento do Prey 2, outro título que permaneceu em produção por bastante tempo, mas que em breve dará lugar a um reboot. Será que eles acertarão novamente?

Fonte: GamesRadar.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples