Meio Bit » Arquivo » Hardware » CES 2017 — Huawei não tem planos de voltar a lançar smartphones no Brasil

CES 2017 — Huawei não tem planos de voltar a lançar smartphones no Brasil

Executivo da Huawei esclarece que o Brasil não é prioridade em seus planos de expansão; novos smartphones da companhia serão lançados em demais países da América Latina.

7 anos atrás

Mate 9, o novo top de linha da Huawei.

Faz muito tempo que a divisão mobile da Huawei não investe no mercado brasileiro. Seu último lançamento por aqui, o Ascend P7 data de dezembro de 2014 e de lá para cá a companhia vem se concentrando em seus outros negócios no país, especificamente infraestrutura em telecomunicações onde ela já atua desde 2002.

E segundo o diretor de marketing para a América Latina Jerry Huang, esse cenário não vai mudar tão cedo.

A Huawei aproveitou a CES 2017 para apresentar não só o Honor 6X, um aparelho mais modesto como também opções mais potentes como o top de linha Mate 9, sua versão resumida Mate 9 Lite e o Huawei Nova, um dispositivo mid-high. O que eles têm em comum: todos os três serão comercializados nos próximos meses em diversos países da América Latina, ao mesmo tempo em que o Brasil está completamente fora dos planos da companhia chinesa. Mesmo com ela visando superar a Apple e se tornar a segunda maior fabricante de Androids do mundo até 2018, segundo Huang num primeiro momento não é interessante investir em nosso mercado.

E o motivo é bem simples: nossa carga tributária. O executivo explicou que nossa situação particular é "desafiadora" para a empresa, que é bom lembrar não vende aparelhos xing-ling e oferece produtos premium. Assim sendo um cenário onde o Mate 9 chegaria às lojas por um valor semelhante ao do iPhone 7 não é interessante.

A Huawei não é a única empresa que jogou a toalha em relação ao Brasil: a Xiaomi, que chegou ao Brasil com pompa e circunstância em 2015 encerrou completamente a venda de smartphones no país, tendo lançado apenas modelos de entrada/intermediários. Já a Sony deixou de fabricar aparelhos por aqui e passou a importar seus produtos. Ambas citaram o fim da Lei do Bem como o principal motivo do ajuste de suas estratégias.

Huang no entanto diz que a Huawei não pretende desistir do Brasil: o executivo afirma que a companhia está estudando o atual cenário do mercado para adequar sua reentrada, mas disse que isso vai acontecer "em breve" e não deu maiores detalhes. Sendo realista eu não acredito que veremos novos lançamentos da Huawei por aqui em 2017, sendo seu retorno mais provável no ano que vem. De qualquer forma só nos resta esperar e ver o que vai acontecer.

Fonte: G1.

relacionados


Comentários