Meio Bit » Arquivo » Ciência » MeioBit — Agora também cobrindo Ciênccia.

MeioBit — Agora também cobrindo Ciênccia.

A alegria da descoberta, o prazer de ver o processo, da hipótese a comprovação experimental é o que motivou a criação da categoria Ciência no MeioBit. Afinal ciência e tecnologia andam juntas. Teremos (com sorte) textos de cientistas de verdade e de pretensiosos a Carl Sagan (eu).

15 anos atrás

Vasculhando documentos, como era comum na época um cientista descobriu uma anotação afirmando que um bastão não projetava sombra ao meio-dia, no Solstício de Verão, em Swenet, Egito. Ele sabia que no mesmo momento astronômico em Alexandria, onde morava um bastão projetava uma sombra bem perceptível.

A única hipótese para justificar isso seria que a Terra era redonda, não plana como a maioria esmagadora acreditava. Fazendo as contas, comparando a distância entre as cidades (ele pagou um sujeito para caminhar 900 km contando os passos) e sabendo que Alexandria ficava ao Norte, mais a sombra de 7°12′ o resto era uma questão de Geometria. O resultado foi um cálculo considerado absurdo para a época. Um diâmetro Uma circunferência para o planeta de 39.690 km. Ou 1% de diferença das medidas mais modernas.

O autor desse cálculo se chamava Eratóstenes, Astrônomo (entre outras coisas) grego que viveu entre 276 AC e 195 AC. Tudo que ele precisou para igualar as medições da NASA foram bastões, sombras, inteligência e CIÊNCIA.

O sentimento de “UAU!” que os geeks sentem quando conhecem a história de Eratóstenes e tantos outros, a alegria da descoberta, o prazer de ver o processo, da hipótese a comprovação experimental é o que motivou a criação da categoria Ciência no Meio Bit. Afinal ciência e tecnologia andam juntas.

Teremos (com sorte) textos de cientistas de verdade e de pretensiosos a Carl Sagan (eu). Tentaremos não dar espaço para pseudociência e outras besteiras, já há bastante gente tentando (inutilmente) conscientizar os leitores dessas picaretagens.

Também não teremos predileção por nenhum campo, cobriremos todas as áreas, desde as que precisam de laboratórios e foguetes, como Astronomia e Fisica, passando pelas que precisam apenas de papel, quadro-negro e lata de lixo como Matemática, indo até as que só precisam de papel e quadro-negro, como Filosofia.

Acredito que dará certo, o MeioBit se tornará mais um colaborador na Divulgação Científica. Ao menos é o que nosso horóscopo diz, e só para garantir seguimos a dica do numerólogo e escrevemos “Ciênccia” no título, para equilibrar nosso Chi.

relacionados


Comentários