Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » CES 2017 — Samsung entra na era das TVs QLED

CES 2017 — Samsung entra na era das TVs QLED

Mais CES 2017: a Samsung apresenta sua primeira linha de TVs QLED, que entregam maior qualidade de imagem que uma OLED tradicional.

7 anos atrás

samsung-qled-tv-001

A Samsung anunciou sua nova linha de televisores premium: a família QLED (onde "Q" significa Quantum Dot) chega para substituir a marca SUHD como os modelos mais modernos e avançados. E obviamente, mais caros.

A tecnologia Quantum Dot não é necessariamente nova: a Sony lançou os primeiros modelos de TVs em 2014 e na mesma época a Samsung já estudava abandonar o OLED em prol de economizar na produção; embora o LCD seja mais barato as telas OLED possuem melhor performance, logo os fabricantes estavam numa sinuca de bico. A Samsung diz que o Quantum Dot reúne o melhor dos dois mundos: entrega cores mais próximas possíveis do real e o custo de produção é baixo, semelhante à de uma tela LCD.

No entanto a linha SUHD permaneceu até a Samsung aperfeiçoar o Quantum Dot, lançando agora em 2017 um portfólio completo de novos televisores voltados para consumidores premium. Batizada de QLED, a linha consiste das séries Q7 (55 e 65 polegadas), Q8 (65" e 78") e Q9 (88") e possuem modelos retos e curvos, como é norma da Samsung com sua linha mais top. Segundo a fabricante e a Nanosys, empresa responsável pela produção do filme de cristais inorgânicos que produzem a imagem, a tecnologia Quantum Dot é capaz de entregar 100% de fidelidade de cores contra 75% do OLED, que já é muita coisa. Isso significa que você pode colocar o brilho da TV no máximo, a qualidade da imagem não irá se deteriorar como acontece em modelos OLED.

O HDR foi aprimorado, suportando entre 1.500 e 2.000 nits de brilho, o reflexo nas telas diminuiu consideravelmente e por conta disso o ângulo de visão aumentou, impedindo a perda de qualidade dependendo da posição em que você estiver em relação à tela. No entanto há outros gimmicks: confirmando vazamentos a Samsung tornou suas TVs capazes de realizar streaming de diversos aplicativos através do app Smart View em seu smartphone; ou trocando em miúdos, embutiu seu próprio Chromecast nos aparelhos.

Ao utilizar aplicativos como YouTube, Hulu e Amazon Prime (lembra quando eu disse que o serviço do Bezos nunca será compatível com o dongle do Google? A diferença é que a Amazon vende TVs, mas não Chromecasts) o usuário poderá jogar o conteúdo diretamente no Smart Hub das TVs QLED da Samsung e assistir confortavelmente, sem a menor necessidade de adquirir outro acessório.

Claro, o único porém é que tal tecnologia só estará disponível a princípio para poucos abastados. A Samsung não mencionará preços ao menos por enquanto (até para não assustar), portanto só teremos mais informações quando a pré-venda prevista para março começar.

Fonte: Samsung.

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários