Teeecnicamente já temos carros voadores

2fd1da0a00000578-3385988-image-a-49_1452029954689

Tem uns 15 anos que o Cormorão vem sendo desenvolvido. Antes chamado de Mula Aérea, é resultado da necessidade das forças israelenses de evacuar soldados e feridos de zonas de conflito, sem arriscar mais vidas. A idéia é fazer um drone 100% autônomo capaz de pousar em um espaço muito pequeno, recolher uma quantidade razoável de passageiros (500 kg, ou dois americanos) e fugir, sem a fragilidade típica dos helicópteros.

O projeto deu trabalho, foram 15 anos de pesquisas mas agora estão na reta final, o bicho deve estar totalmente operacional em 2020.

Os números são interessantes. A velocidade máxima é de 185 km/h, a autonomia é de 5 h, vazio ou 1 h com a carga máxima de 500 kg. Com 250 kg ele consegue usando as reservas de emergência chegar a 5 h de autonomia.

O custo unitário está em US$ 14 milhões, o que é normal em projetos assim.

O primeiro vôo completo 100% autônomo foi no final do ano. Dá pra perceber que ainda precisam melhorar os algoritmos de estabilização, mas já é ficção científica suficiente pra impressionar.


UrbanAero — Cormorant UAV (formerly AirMule) Completes First Fully Autonomous Pattern Flight Over Terrain

Fonte: Reuters.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples