Meio Bit » Filmes e séries » TV Box Sunvell T95Z Plus — Review

TV Box Sunvell T95Z Plus — Review

Se você precisa de um aparelho pequeno e poderoso para montar um media center, a TV Box T95Z Plus da Sunvell é uma boa opção. Saiba porque lendo a nossa análise.

7 anos atrás

sunvell-t95z-plus

Como a minha televisão da sala não é o que podemos chamar de “muito inteligente”, há algum tempo eu vinha procurando uma maneira simples de acessar conteúdo multimídia nela. A minha ideia era algo que oferecesse mais recursos que um Chromecast, mas que não fosse tão caro quanto uma Apple TV e a solução então foi procurar uma TV Box Android.

Após alguma pesquisa, acabei optando pelo modelo T95Z Plus da Sunvell, aparelho que inicialmente me impressionou pelo seu tamanho reduzido, recursos disponíveis e principalmente, por sua configuração. Então vamos à ela:

Especificações Técnicas

Equipado com um processador AmLogic S912 2,0 GHz octa-core; uma GPU ARM Mali-T820MP3, 2 GB de RAM DDR3 e memória interna de 16 GB, o T95Z Plus ainda conta com entrada para cartões micro-SD de até 64 GB, duas portas USB, saída de áudio óptico, HDMI 2.0a, com conexões Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac 2.4G+5.8G Dual-Band.

De acordo com a fabricante, tudo isso permite ao produto gerar imagens com resolução 4K e a 60 frames por segundo, mas como minha TV é apenas 1080p, só pude confirmar que ele funciona sem problemas nessa resolução, com os vídeo sendo exibidos sem engasgos e com todo o funcionamento do aparelho acontecendo suavemente.

A navegação pode ser feita com o controle que acompanha o produto, que apesar de bem simples quebra o galho para as tarefas mais simples ou ainda utilizando teclado e mouse. Eu testei o K400r da Logitech com ele e tudo funcionou perfeitamente, com o periférico tendo sido reconhecido assim que espetei o seu receptor em uma das das entradas USB.

Vindo com o Android 6 Marshmallow instalado e por ter acesso a Google Play, praticamente todos os aplicativos disponíveis na loja podem ser baixados e instalados sem muita dificuldade. Se você já utilizou um aparelho do robozinho, estará em casa ao usar o T95Z Plus.

sunvell-t95z-plus-2

Design

Com um formato hexagonal e medindo apenas 13 cm de largura por 3 cm de altura, o dispositivo pode ser encaixado facilmente em qualquer cantinho da sua estante. Eu não diria que o T95Z Plus é lindo, mas ao menos seu design foge do lugar comum e a linha de luz que se acende (e pode ser desabilitada) quando ele está ligado ajuda a lhe dar um ar bacana.

Na parte da frente ainda temos um painel que mostra a hora atual, mas seu formato acaba gerando um problema. Acontece que as portas USB e de ethernet não ficam localizadas na parte traseira, fazendo com que o cabo de rede e pendrives fiquem expostos quando estiverem conectados. Pode parecer bobagem, mas um aparelho tão pequeno e que poderia passar desapercebido na estante acaba tendo seu visual estragado por esse detalhe.

Áudio, Vídeo e o Kodi

Como uma das minhas principais intenções com o aparelho da Sunvell era consumir áudio e vídeo, tinha uma grande expectativa em relação a isso e foi justamente essa parte que me causou a maior decepção. O problema é que enquanto o Plex funcionou perfeitamente nele, me permitindo fazer todas configurações que tenho no celular e rodando vídeos em Full HD sem engasgos, o mesmo não pode ser dito do Netflix.

O que eu não sabia era que o serviço de streaming só exibe imagens em 1080p em dispositivos Android que tenham recebido aprovação da Netflix, característica esta presente em pouquíssimas TV Box. Para começar, o aparelho precisaria contar com o certificado Google Widevine Level 1 DRM, algo que o T95Z Plus até possui, mas mesmo assim a empresa de Los Gatos precisaria dar a autorização e pelo o que andei lendo por aí, poucos parecem saber exatamente como funciona.

Como assistir o conteúdo do serviço em SD está fora de cogitação, por enquanto continuo por aqui tentando encontrar uma maneira de contornar essa estúpida imposição do Netflix e enquanto não descubro como fazer, terei que usar um dos videogames ligados na TV para assistir as séries e filmes.

Já na parte de áudio não tive muito problema, com programas como o Spotify ou Google Play Music tendo funcionado normalmente, com o mesmo valendo para os visualizadores de imagem, que no caso do nativo obviamente pode estar conectado a sua conta do Google e assim exibir as fotos que tivermos guardadas por lá.

Outro ponto importante do T95Z Plus é sua integração com o Kodi, um programa que tem conquistado muitos utilizadores de Media Centers e que veio para substituir o antigo XBMC. Com um visual muito bonito (que suporta skins) e uma infinidade de add-ons que podem ser obtidos gratuitamente, o Kodi funciona quase como um sistema operacional separado, inclusive contando com um botão de acesso rápido no controle e com grande potencial para se tornar cada vez melhor.

kodi

Jogos

Por se tratar de um aparelho com uma boa configuração, obviamente eu teria que testar alguns jogos e no geral posso dizer que fiquei bastante satisfeito com o resultado. Títulos como o Crazy Taxi: City Rush, Real Racing 3 e LEGO Star Wars: Yoda II funcionaram muito bem, praticamente sem apresentar grandes quedas na taxa de atualização de frames. É importante dizer que o controle do Xbox 360 funciona facilmente no Android, o que pode fazer com que vários games fiquem bem mais divertidos se jogados com o acessório.

Quanto a emuladores, fiquei decepcionado por não ter conseguido fazer com que o meu gamepad funcionasse no RetroArch, mas testei alguns desses programas que estão disponíveis na Google Play e os títulos que possuo fisicamente para Mega Drive e Super Nintendo funcionaram de maneira muito satisfatória no T95Z Plus. Com tempo ainda pretendo descobrir qual foi o problema com o RetroArch, mas como não deverei usar essa TV Box para esse fim, não estou disposto a esquentar muito a cabeça com isso.

Conclusão

Tirando o problema enfrentado com o Netflix, eu diria que o Sunvell T95Z Plus é um excelente produto, que serve perfeitamente para aquilo a que se propõe e que deverá agradar a todos que pretendem montar um media center sem gastar muito. Tendo um pouco de paciência e curiosidade, é possível modificar bastante o aparelho, deixando-o da maneira que deseja e isso pode ser feito tanto adicionando aplicativos via Gooogle Play, quanto explorando os muitos add-ons para o Kodi.

Prós:

  • tamanho pequeno e design limpo;
  • navegação rápida e vídeos exibidos sem engasgos;
  • integração nativa com o Kodi;
  • acesso à loja Google Play.

Contras:

  • sem suporte ao Netflix em HD;
  • controle remoto atrapalha em tarefas mais complexas;
  • exige paciência para deixar o sistema como queremos.

Nota do Editor

O produto nos foi gentilmente cedido pela loja GearBest, que vende o T95Z Plus por US$ 61,99 através deste link.

Atualmente eles ainda estão com uma enorme promoção de ano novo, onde produtos de diversas categorias estão saindo com ótimos descontos.

 

— Outros aparelhos que podem te interessar:

 

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários