Meio Bit » Arquivo » Games » Teclado Logitech K400r — Review

Teclado Logitech K400r — Review

Após algumas semanas usando o teclado K400r da Logitech no PC da sala, minha única dúvida é sobre como pude viver tanto tempo sem algo assim. Leia o review.

7 anos atrás

k400r

Há quase dois anos eu decidi transformar meu PC em uma espécie de console, levando-o para a sala e fazendo com que ele fosse usado apenas para jogos. Hoje posso dizer que aquela foi a melhor coisa que fiz, com a máquina tendo se tornado minha principal plataforma de games.

Porém, existia um problema que sempre me incomodou: a utilização de teclado e mouse. Embora eu prefira jogar quase tudo com controle (sim, inclusive FPSs), é indispensável ter tais periféricos à disposição, pois inevitavelmente teremos que realizar certas ações no computador que não podem se feitas com um gamepad. Durante todo esse tempo eu usei um teclado e um mouse sem fio, mas essa solução estava longe de ser a ideal e por isso continuei procurando algo que me atendesse de forma melhor.

Foi então que conheci o K400r, um excelente teclado sem fio da Logitech que tem como grande diferencial um trackpad de 3,5 polegadas. Isso basicamente significa que com ele eu não precisaria de um mouse separado para utilizar o computador e que pelo menos na teoria resolveria meus problemas. Algumas semanas após utilizá-lo quase que diariamente, eis o que achei do periférico.

Com um excelente acabamento — algo característico dos produtos da Logitech — sendo pequeno (12 × 3 × 38 cm) e extremamente leve, o teclado foi reconhecido imediatamente pelo Windows e a sensação de usá-lo não deverá causar estranheza a quem estiver acostumado com notebooks. Tanto o trackpad quanto as teclas com perfil baixo lembram muito as de um computador assim, porém, a otimização de espaço poderá incomodar pessoas com mãos maiores, já que as teclas no padrão ABNT2 não são muito grandes.

O K400r conta ainda com um conjunto de teclas de atalho, que podem ser utilizadas por exemplo para chamar o navegador, iniciar o player de música, controlar o volume, chamar o desktop ou alternar entre aplicativos. Além disso, no canto superior esquerdo temos um botão que funciona como o clique esquerdo do mouse, uma ótima ideia que pode facilitar muito o uso ao o seguramos com as duas mãos.

k400r-2

Segundo a Logitech, o alcance do K400r chega a 10 metros e se estivermos utilizando pilhas alcalinas elas poderão durar até um ano. Eu não cheguei a levar o teclado ao extremo, então não posso confirmar tais informações, mas mesmo que o seu desempenho não chegue a tanto, qualquer coisa próxima de tais números já parece bem interessante.

Apesar de ter conseguido utilizá-lo tranquilamente numa TV Box Android, outro teste que não fui capaz de fazer com o teclado foi com uma Smart TV, já que as minhas não possuem tais características, mas pelo o que pude verificar, seu funcionamento com esses aparelhos é bastante tranquilo, com o usuário tendo apenas que conectar o receptor USB e confirmar a utilização do periférico. Isso faz do K400r uma ótima opção também para quem quer fugir das limitações dos controles remotos dessas TVs, tornando a navegação em aplicativos algo muito mais prático.

Apesar de todas essas qualidades, é preciso deixar claro que esse teclado não foi desenvolvido para o uso constante, portanto se você estiver procurando algo para o dia a dia, não será ele que melhor o servirá. Também há de se lamentar a falta de iluminação nas teclas, o que pode ser um empecilho quando estivermos numa sala escura assistindo um filme. Outra consideração importante a ser feita é que um trackpad não consegue substituir a precisão de um mouse, então para jogos que exijam movimentos rápidos, o K400r não conseguirá dar conta do recado.

k400r-3

Mesmo assim, fico me perguntando como fui capaz de viver tanto tempo sem um teclado como esse, pois se antes jogar no PC algumas vezes acabava sendo um fardo, já que precisava gerenciar a dupla teclado e mouse e todo o desconforto de usá-los na sala, hoje posso dizer que o K400r se tornou meu fiel escudeiro, estando por perto sempre que ligo o computador para me divertir diante da TV.

Podendo ser encontrado sem muito esforço por cerca de R$ 130 em lojas online, acredito que o Logitech K400r pode ser considerado um produto indispensável para qualquer pessoa que tenha um computador na sala de estar ou que esteja procurando uma utilização menos traumática numa Smart TV ou num dispositivo Android.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários