Meio Bit » Arquivo » Games » Windows 10 pode introduzir um “Modo Jogo” para melhorar a performance dos games

Windows 10 pode introduzir um “Modo Jogo” para melhorar a performance dos games

Arquivo encontrado em build vazada do Windows 10 indica que sistema operacional contará com um novo modo para turbinar a performance de games no desktop.

7 anos atrás

windows-10-xbox-games

A Microsoft confia no taco do Windows 10, tanto que substituiu o sistema original do Xbox One por ele de modo a fazer com que o desktop e o console atuem como dois lados de uma mesma moeda. Dessa forma, todos os lançamentos first party agora rodam tanto no PC quanto no console, para alegria dos jogadores.

Ou quase isso. Não são raras as reclamações quanto aos games distribuídos pela Windows Store, que seriam “lacrados” e não permitem uma customização fina por parte dos jogadores. Usuários de Steam e Origin não têm muito o que reclamar, mas de qualquer forma todos poderão se beneficiar de um novo recurso presente em uma futura atualização do sistema operacional.

Semanas atrás um build recente, de número 14997 vazou e um usuário do Tiwtter chamado h0x0d encontrou algo bem interessante enquanto fuçava nela: um arquivo .dll chamado “gamemode” que dá a entender que o Windows 10 receberá um "modo de performance" para jogos.

Embora o Windows 10 não seja lá muito comilão de recursos, há uma série de aplicativos e utilitários que continuam rodando em segundo plano mesmo em momentos que você estás utilizando programas pesados, ou no caso jogando. Enquanto isso não seja um problema com PCs da NASA, quem possui um hardware mais modesto e limitado pode enfrentar alguns probleminhas.

O que o tal “game mode” poderia fazer é reduzir a zero qualquer consumo de recursos efetuados por aplicativos concorrentes, jogando todos os apps para o fim da fila de prioridade e alocar toda a capacidade do sistema, seja em CPU, GPU ou drivers GFX para que a experiência com o game seja a máxima, o limite do que o hardware pode proporcionar. Ou seja, o “game mode” vai espremer as capacidades do desktop até o bagaço e convergir tudo para o game.

Vale lembrar que o Xbox One já possui uma função semelhante, ela está simplesmente migrando para a versão completa do Windows 10. Embora ainda não ativa, ela deve aparecer em breve para usuários do programa Insider até para eventuais ajustes, antes de ser introduzida na versão final do sistema.

Ainda que seja uma excelente novidade, vale lembrar que enquanto não for confirmada tal função pode ser apenas um teste de recursos, com a possibilidade não só de demorar a aparecer como nem ser introduzida, caso não apresente resultados significativos. Aguardemos.

Fonte: ÜberGizmo.

relacionados


Comentários