Com o Live Audio, Facebook agora mira nas transmissões de áudio

facebook-live-audio

Você já conhece o modus operandi do Facebook: incorporar o máximo de funções possíveis de sites e serviços concorrentes (ou não) para não permitir em hipótese alguma que seus usuários consumam soluções de outras empresas. Mark Zuckerberg está transformando sua rede social e produtos associados (Facebook, WhatsApp) em um pato, tudo para garantir que ele faça um pouco de cada coisa mesmo que não tão bem.

A empresa dava até então preferência a conteúdos de vídeo, só que agora ela também está de olho em transmissão de áudio.

Alguns dias atrás o Facebook Messenger ganhou uma função de chamada de voz em grupo, mas agora a rede social mira mais uma vez em produção e compartilhamento de conteúdo: o Live Audio é similar ao Facebook Live, permitindo que o usuário faça transmissões ao vivo para seus seguidores mas a diferença aqui exclui o vídeo, só transmite o áudio.

facebook-live-audio-001

A ideia do Facebook é permitir que os produtores de conteúdo possam entrar em contato com seus seguidores a partir de regiões com baixa qualidade na conexão de rede, o que inviabilizaria uma transmissão do Live tradicional com vídeo mas quando o assunto é só uma trilha de áudio, a coisa muda de figura. Não seria nada mais do que uma transmissão de rádio dentro do Facebook, e isso posto os parceiros iniciais nem surpreendem: inicialmente apenas grandes canais como BBC, LBC, Harper Collins e produtores de conteúdo como Adam Grant e Brit Bennet terão acesso à ferramenta.

A ideia do Facebook é liberar o acesso do Live Audio aos poucos para outras empresas e criadores, e só então permitir que os usuários possam usufruir da ferramenta. A iniciativa não só está de olho em transmissão de áudio ao vivo como também dependendo do formato de hospedagem e compartilhamento, a rede social pode se tornar um portal comum para podcasts. Vale lembrar que a Play Store e o Spotify já distribuem os famosos programas de áudio (o primeiro com limitações de região, o segundo com curadoria própria), sem falar em iniciativas paralelas.

O Facebook Live Audio funciona para os usuários de forma bem simples para iOS e Android, porém com algumas ressalvas: a versão para o robozinho permite que você inclusive saia do Facebook e bloqueie o smartphone para continuar ouvindo, já a da maçã depende que o app continue aberto. Claro, com o tempo essa limitação deverá ser corrigida.

O Facebook pretende começar a expansão do Live Audio em 2017. Esse período de testes será importante para que a empresa determine se vale a pena investir nele ou não, e acumular mais uma função.

Fonte: Facebook.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples