CCXP 2016 — os podcasts (e os ouvintes) mostram a sua força

encontro-podcast-001

Clique para ver num tamanho maior

UPDATE: ouça o Alô Ténica #48 sobre o painel de podcasts e o lançamento da plataforma CloudRadio.

Segue abaixo a notícia original.


Podcast. Tem quem não acredite que o “programa de rádio na internet” seja forte o bastante para ser considerado um formato de mídia como todos os outros e por isso mesmo, passível de ser monetizado. Muitos dizem que ninguém ouve, que o formato é amador, que são um bando de desocupados brincando de radialistas. Será mesmo?

Pois no último sábado, na CCXP 2016 essa turma deu a resposta em um painel com lotação esgotada. Ao todo quase DOIS MIL OUVINTES (dos quais muitos não conseguiram entrar) vieram prestigiar o 1º Encontro Nacional do Podcast e interagir com seus podcasters favoritos. E vale acrescentar três notas:

  • o evento reuniu mais gente que o painel do Frank Miller;
  • o Jovem Nerd não pôde participar, pois gravava um Nerdcast ao vivo no mesmo horário;
  • e também no mesmo horário a Marvel apresentava o trailer de Guardiões da Galáxia Vol. 2.

O 1º Encontro Nacional do Podcast foi uma forma de organizar uma conversa informal entre apresentadores de diversos podcasts e promover a interação deles com o público, muitos dos quais não conhecem as caras daquelas vozes. A ideia partiu de Edson Silva, gerente comercial da Agência Prótons (especializada em marketing para podcasts) e o evento foi organizado por Juliana “Jujuba” Vilela, sócia da agência e membro dos podcasts Miçangas e SciCast. A missão era não somente realizar uma grande festa, mas também mostrar que o podcast é uma força criativa e uma mídia na qual vale a pena investir.

Durante quase duas horas, os podcasters conversaram sobre o início da mídia, as dificuldades enfrentadas e o que esperam para um futuro próximo, onde esse formato de mídia tem o potencial de se tornar mais popular e consequentemente, mais lucrativo. E é fácil apontar os pontos positivos: é um formato leve, não depende de recursos visuais e permite a exploração de diversos formatos e assuntos. Há conteúdos para todos os gostos, desde jornalístico e científico, passando por variedades, atualidades e outros ainda com conteúdo ficcional, seja uma partida de RPG ou uma série de áudio como o Serial ou o recente Apagão, da RedeGeek.

O Encontro Nacional do Podcast mostrou que há sim, um público para a mídia. No entanto há alguns problemas que precisam ser apontados: hoje os produtores de conteúdo sofrem com hospedagem, servidores e outros empecilhos, muitos não entendem como um feed funciona (o que não é lá muito simples, sejamos francos) e claro, não há uma plataforma centralizada que faça o meio de campo entre os podcasts e os anunciantes, até para fazê-los entender que há um público potencial consumidor muito interessante a ser explorado.

Ou melhor, não havia.

cloudradio-001

O CloudRadio nasceu como uma ideia do ex-host do SciCast Silmar Geremia (hoje CEO da plataforma e da Agência Prótons) de prover uma ferramenta simples de distribuição e monetização. Ele nasce como um grande agregador de podcasts, ficando responsável por distribuição e armazenamento dos episódios. O pequeno podcaster não mais precisa se preocupar com hospedagem, limites de banda e servidores caros e sequer terá o trabalho de migrar tudo: uma vez inscrito e apontado para o lugar certo o CloudRadio se encarrega ele próprio de baixar e armazenar o conteúdo. O projeto é escalável, portanto o podcaster não precisará se preocupar com nada.

Quanto à monetização: o CloudRadio já possui contatos com diversas agências e marcas e uma vez manifestado o interesse em promover determinado produto, ele preencherá um formulário com palavras-chaves e o algoritmo do CloudRadio implementará a campanha, ligando-a a episódios disponibilizados que se alinhem com o produto. Claro, nesse formato ele só se aplica ao que já foi publicado, mas uma vez provada a viabilidade da plataforma, a negociação para fechar campanhas em futuros episódios (que precisa ser manual, já que a plataforma não é o Jucelino da Luz) se torna muito mais fácil para ambas as partes.

Para os usuários, o CloudRadio funciona como qualquer agregador de podcast com uma vantagem fundamental: você não precisa saber o feed de nenhum deles, isso fica oculto. Tudo o que você tem a fazer é pesquisar por gênero, tema ou procurar o nome de um podcast que você conheça, assinar a estação e pronto: totalmente on demand, os episódios são enviados no momento do lançamento sem o menor estorvo. E mais, é possível interagir inclusive com os produtores, eles próprios os responsáveis pelas estações de seus podcasts.

O CloudRadio é completamente sincronizado, a lá Netflix: você pode começar a ouvir na web e continuar de onde parou no app para Android, ou vice-versa. A versão mobile inclusive é totalmente flexível, preparada para funcionar em todos os formatos e tamanhos de tela disponíveis no mercado.

E não é só isso: no futuro os usuários também terão vantagens, com o CloudRadio convertendo o tempo de execução dos podcasts em suculentas milhagens.

cloudradio-006a

Agora a melhor parte: VOCÊ pode nos ajudar a melhorar o CloudRadio. O beta público já está rolando, tudo o que você precisa fazer é entrar no site oficial e criar seu cadastro com o código CRCCXP2016 até o dia 10/12. A partir daí você poderá testa-lo tanto via web quanto no app para Android (a partir do 4.1 Jelly Bean). Uma versão para iOS está em desenvolvimento e conforme os pedidos sejam significantes, uma para Windows Phone poderá aparecer também.

Entre, participe e contribua para que possamos fazer da plataforma um YouTube para podcasts, completo, simples e acessível. E onde todos ganham, até você.


Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples