Meio Bit » Arquivo » Ciência » Stephen Hawking diz que não devemos responder se acharmos ETs

Stephen Hawking diz que não devemos responder se acharmos ETs

Stephen Hawking diz que não devemos responder aos ETs, pode ser perigoso para nós. Só que pensando bem, a simples confirmação da existência deles pode ser fatal para a Humanidade.

7 anos atrás

alien-civilization

“Naquela altura o Sideronauta era mais que páreo para qualquer lógico terrestre. Isso em parte era culpa do Departamento de Filosofia da Universidade de Chicago, que em um gesto de monumental arrogância transmitiu clandestinamente todo o conteúdo da Summa Teologica, com consequências desastrosas.

02/junho/2069 — GMT 19:34 Mensagem 1946, Sequência 2.

Sideronauta para a Terra:

Eu analisei os argumentos do seu São Tomás de Aquino, como solicitdo na mensagem 145 sequência 3 de 2/junho/2069 GMT 18:42. A maior parte do conteúdo aparenta ser ruido randômico sem-sentido e destituído de informação, mas a listagem que segue contém 192 falácias expressadas em sua lógica simbólica, conforme matemática de referência 43 de 29/maio/2969 GMT 02:51.

Falácia I (seguido de 75 páginas de texto)

Conforme o log mostrou, Sideronauta levou menos de uma hora para demolir são Tomás de Aquino. Apesar de filósofos passarem várias décadas seguintes discutindo a análise, só encontraram dois erros, e mesmo esses poderiam ser por causa de não-entendimento da terminologia…”

Arthur C. Clarke, Fontes do Paraíso

 

Em Fontes do Paraíso uma sonda alienígena passa pelo Sistema Solar e mantém um breve porém profundo contato com a Humanidade. Nem é o ponto principal do livro, que você PRECISA ler, mas é ótimo para nos dar perspectiva.

Stephen Hawking também tem perspectiva, e não é animadora. Ele acha que um contato com outra civilização seria muito perigoso para a Humanidade, se estiverem milhares, milhões de anos mais avançados do que nós, talvez nem nos reconheçam como seres sencientes.

Se uma raça alienígena descobrir que aqui há um planeta Classe M com condições excelentes para vida baseada em Carbono, podem nos marcar para colonização. E lembre-se: o ecochato mais fofinho do Greenpeace pisa em um monte de bactérias todos os dias.

Infelizmente não alardear nossa posição talvez não seja mais uma opção. Alteramos nosso meio-ambiente o bastante para ser detectado de distâncias estelares. Temos uma bolha de rádio com 120 anos-luz de diâmetro. SEREMOS detectados, é questão de tempo.

Não responder também pode não ser uma opção. Se uma raça alienígena estiver transmitindo a Enciclopaedia Galactica e nós captarmos, o conhecimento será desastroso para a nossa ciência. Imagine chegar para Gutemberg e mostrar uma impressora laser colorida. Como ele preencheria a lacuna tecnológica? Como prosseguiria com seu trabalho, sabendo que existe aquela tecnologia incrivelmente maravilhosa?

Uma das provas de que não existem ETs no Pentágono é o trabalho que eles têm inventando motores a jato mais modernos e aprimorados a cada dia, em vez de aproveitar a tecnologia alienígena.

Culturas primitivas são assimiladas muito rapidamente, mas sem contato real teremos que viver com a frustração de que aquela tecnologia é possível, mas não está ao nosso alcance. Isso serve de estímulo quando é uma tecnologia próxima. Quando é algo indistinguível de mágica, é frustrante se você for um trouxa.

Fonte: Medium.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários