Meio Bit » Arquivo » Hardware » Rumor do dia: a Apple vai lançar um iPad de 10,5 polegadas

Rumor do dia: a Apple vai lançar um iPad de 10,5 polegadas

Rumores apontam que a Apple planeja lançar um novo iPad de 10,5″ em 2017; alvo seriam mercados corporativo e educaacional, onde o Surface se sai muito bem.

7 anos atrás

ipad-lineup

Enquanto as atenções no mundo Apple se voltaram para os iPhones 7 e 7 Plus, o MacBook Pro com Touch Bar e até mesmo para a Apple TV com o “revolucionário” Guia da TV reinventado, a família iPad foi colocada de escanteio um pouco. O Air 2, o último da linha principal foi lançado há dois anos. O último mini, em setembro de 2015. Já a sub-linha Pro de 12,9 polegadas apareceu dois meses depois e o modelo de 9,7″; em março deste ano.

Embora possua três form factors a Apple mantém quatro modelos distintos de tablets em seu portfólio (isso porque tempos atrás ela criticava a fragmentação…), e segundo rumores essa família pode ganhar um novo integrante.

A Apple anda um pouco cautelosa com seus iPads por um motivo bem simples: as vendas gerais de tablets sofreram redução, e embora os modelos que rodem Android sejam os mais prejudicados a maçã também anda vendendo menos iPads do que o normal, embora o faturamento tenha se mantido estável (diferente do que acontece com os iPhones). Acontece que donos de tablets são menos propensos a substituir seus gadgets constantemente, e o valor de revenda dos iPads não se compara aos dos smartphones de Cupertino. Com as pessoas mantendo seus dispositivos por mais tempo, as vendas murcharam.

O negócio então é diversificar. De olho no setor de educação e no mercado corporativo, que preferem tablets com dimensões diferentes daquelas que disponibiliza (em torno de 10 polegadas, como o Microsoft Surface) e em busca de incrementar suas vendas, fontes ligadas à cadeia de suprimentos da Apple informam que a companhia pretende lançar três novos iPads no início de 2017, entre eles um novo form factor de 10,5″.

A explicação é simples: o modelo tradicional (9,7″; do Air 2 e do Pro menor) é considerada pequena demais, enquanto a de 12,9″ do Pro tamanho família seria um trambolho; ambos não se adequariam para quem deseja utilizar um dispositivo para trabalho e estudo, mantendo a portabilidade de maneira confortável.

Os rumores dizem que o novo iPad seria equipado com o futuro chip Apple A10X (isso é um tanto óbvio na verdade) e que a manufatura teria início já em dezembro, permitindo sua introdução durante o primeiro trimestre de 2017. Março é normalmente o mês escolhido pela maçã para apresentar seus lançamentos no período, mas as datas podem variar.

A questão é a seguinte: a Apple se beneficiaria de um novo modelo de iPad, o quinto em seu portfólio a fim de incrementar as vendas? Um modelo de 10,5″ seria significativamente vantajoso se comparado ao Air 2 e aos Pro, que variam entre 9,7″ e 12,9″? Ele poderia ser um produto interessante para a Apple se fazer presente nas empresas e tentar morder uma fatia do bolo do Surface, da mesma forma sendo distribuído entre instituições educacionais. Já para o usuário individual tenho minhas dúvidas, isso se o rumor for verdadeiro.

Fonte: DigiTimes.

relacionados


Comentários