Meio Bit » Arquivo » Games » Livro contará o processo de localização do Earthbound

Livro contará o processo de localização do Earthbound

Em breve o site Fangamer passará a vender o Legends of Localization Book 2: Earthbound, um belíssimo livro que contará vários detalhes sobre o processo de localização de um dos melhores jogos criados para o Super Nintendo.

7 anos atrás

legends-of-localization-book-2

Jogos localizados para português existem há muito tempo, mas só recentemente começamos a ver uma quantidade significativa dos lançamentos receberem tal tratamento. Ainda assim existem muitos games que não são traduzidos para a nossa língua e quando isso acontece, é fácil vermos pessoas indignadas por terem sido ignoradas.

O que muitas vezes não nos damos conta é do enorme trabalho necessário para que um jogo seja localizado e quando digo isso não me refiro apenas a entregar textos que sigam todas as regras gramaticais, mas a todo o cuidado necessário para adaptar certas situações para a nova língua.

De fato, traduzir algo é quase uma arte e para valorizar um pouco o trabalho das pessoas que atuam nessa área, Clyde “Tomato” Mandelin resolveu criar o Legends of Localization. Tendo em seu currículo a tradução de vários animês e jogos como Kingdom Hearts II e One Piece: Unlimited Adventure, foi ele um dos responsáveis por localizar o Mother 3, continuação do game que por aqui ficou conhecido como Earthbound.

E por falar no Earthbound… Mandelin aproveitou todo o seu conhecimento sobre a área para escrever o Legends of Localization Book 2: Earthbound, um livro colorido com 432 páginas onde aborda todo o processo de localização do RPG para o Super Nintendo, um trabalho que sempre foi muito elogiado por manter a essência da história original, mas com várias adaptações para que ele fizesse mais sentido para o público ocidental.

Com capa dura e seu prefácio escrito pelo diretor da localização do jogo, Marcus Lindblom, o livro será vendido por US$ 36 e para ter uma ideia do que encontraremos nele, nesse link (PDF) você pode ler 14 páginas desse verdadeiro documento que deverá agradar tanto os fãs do Earthbound quanto aqueles que se interessam por traduções.

Aliás, é importante dizer que o Legends of Localization está repleto de textos muito interessantes sobre o assunto e se você quiser conhecer um pouco sobre a localização do The Legend of Zelda, Mandelin já publicou um livro sobre isso.

Fonte: GameInformer.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários