Meio Bit » Arquivo » Games » Google Earth ganha versão para realidade virtual

Google Earth ganha versão para realidade virtual

Se você possui um dispositivo de realidade virtual, saiba que agora poderá visitar vários lugares famosos do planeta graças ao Google Earth VR, programa gratuito que acaba de ser lançado no Steam.

7 anos atrás

google-earth-vr

Quando pensamos em realidade virtual, é natural associarmos a tecnologia a jogos eletrônicos, mas a verdade é que ela pode servir para vários outros propósitos, como por exemplo “visitarmos” vários pontos turísticos do planeta. Faltava alguma empresa entregar um produto que nos permitisse isso e o Google acaba de resolver esse problema.

Lançado sem muito alarde no Steam, o Google Earth VR é exatamente o que o nome sugere, uma versão para realidade virtual do já popular programa da empresa e que pode tornar o ato de explorar virtualmente a Terra uma experiência bem mais interessante.

O interessante é que com tantos lugares a serem conhecidos, os responsáveis pelo software tiveram a ideia de criar passeios guiados para alguns dos destinos mais famosos, como por exemplo o rio Amazonas, o Grand Canyon ou os Alpes Suíços, sendo portanto uma ótima oportunidade de conhecermos lugares que provavelmente nunca teríamos a oportunidade de visitar pessoalmente.

Disponível por enquanto apenas para o HTC Vive, o melhor de tudo é que o Google Earth VR pode ser obtido gratuitamente na loja da Valve e fico imaginando se algo assim não poderia ser muito útil numa sala de aula. Imagine, se na minha época aprendíamos pintando mapas nas aulas de geografia, talvez o meu filho possa ter uma experiência bem mais imersiva “sobrevoando” as paisagens brasileiras.


Google Earth VR — Bringing the whole wide world to virtual reality

Vale mencionar que essa não é a primeira experiência do Google com programas para realidade virtual. Em abril desse ano eles lançaram — também no Steam — o Tilt Brush, um software que nos permite utilizar sensores de movimentos para pintarmos num ambiente 3D. Rapidamente ele se tornou um dos queridinhos das pessoas que possuem um HMD e depois de ter experimentado algo parecido no modo The Easel do Harmonix Music VR, entendo o porque.

PS: a Microsoft também está desenvolvendo algo parecido com o Google Earth VR, o HoloTour, mas apesar de com ele não termos uma oferta tão grande de lugares para explorarmos, a própria característica da realidade aumentada oferecida pelo HoloLens deverá permitir algumas situações bem interessantes. Veja só:

Microsoft HoloLens: HoloTour

relacionados


Comentários