Meio Bit » Arquivo » Hardware » BlackBerry lançará um último smartphone (com teclado) antes do fim

BlackBerry lançará um último smartphone (com teclado) antes do fim

CEO John S. Chen diz que a BlackBerry pode ter um último smartphone desenvolvido internamente para lançar em breve, dotado inclusive com teclado QWERTY.

7 anos atrás

john-s-chen-blackberry-priv

John S. Chen, CEO da BlackBerry exibe o Priv durante o painel Code/Mobile em 2015

Em setembro, ao reconhecer ter dado mais tropeços do que deveria no mercado mobile nos últimos anos a BlackBerry anunciou que estava encerrando o desenvolvimento e produção própria de seus smartphones, passando a se focar em setores mais lucrativos para a companhia (comunicações e mercado corporativo).

Embora na ocasião a empresa canadense tenha afirmado que não iria mais meter a mão na massa, o CEO John S. Chen recentemente afirmou que a BlackBerry pode voltar aos palcos para um último ato, com um derradeiro smartphone.

A BlackBerry pastou muito na última década, desde que o iPhone e o Android entraram em cena. A companhia se recusou a considerar ambos como rivais, sentou em cima dos próprios louros e continuou afirmando para si mesma (porque ninguém acreditava) que seus smartphones com telas simples e teclados QWERTY, outrora sinônimos da categoria eram referência em companhias e líderes de mercado. O que ela não percebeu é que o cenário corporativo migrou do formato de comodato para BYOD (Bring Your Own Device), o que é mais prático e principalmente, mais barato. Certificar os aparelhos de seus colaboradores é muito mais em conta para uma empresa do que comprar lotes de gadgets da BlackBerry.

A Microsoft está indo pelo mesmo caminho com o Windows 10 Mobile e todos sabemos no que isso vai dar, mas divago.

Enfim… a BlackBerry anunciou meses atrás que como forma de manter as finanças em dia deixaria de produzir smartphones, passando a licenciar a marca para OEMs interessadas em lançar novos dispositivos para os canadenses. Só que durante entrevista à Bloomberg o CEO John S.Chen revelou que a empresa ainda pode lançar um último produto, inclusive nos moldes de que os fãs (a única que me vem à cabeça é a Kim Kardashian) tanto gostam:

Nós temos um smartphone com teclado que eu prometi ao público (…). Está a caminho.”

Chen não deu maiores detalhes, mas já era sabido que o executivo andou soltando pistas sobre um último BlackBerry com teclado QWERTY vindo direto de Waterloo para encerrar essa fase da companhia. É absolutamente improvável que  o tal aparelho rode BB10 a essa altura do campeonato (muito embora o Passport tenha vendido bem), logo caso a afirmação se torne real teremos mais um Android com teclado como o Priv e talvez com a mesma segurança reforçada do DTEK50.

Caso o novo smartphone se saia melhor que os lançamentos recentes (tanto o Priv quanto o DTEK50 não venderam grande coisa) a BlackBerry pode até com sorte diminuir o impacto que certas políticas internas causaram em sua imagem. De qualquer forma, o futuro da empresa não envolve mais desenvolver aparelhos ela própria.

Fonte: Bloomberg.

relacionados


Comentários