Facebook lança Flash, o novo rival do Snapchat primeiro no Brasil

facebook-flash

Não é segredo para ninguém que o Facebook odeia o Snapchat. Ao recusar a oferta de compra de US$ 3 bilhões pela rede social em 2013, Mark Zuckerberg levou para o lado pessoal e tem dedicado esforços adicionais para aniquilar o app que é sensação entre os jovens (claro que ele atira em todo mundo e está transformando o Facebook em um pato, mas o chumbo está concentrado no Snapchat).

Já tivemos o Slingshot e o Poke que não deram muito certo, o Stories sendo introduzido no Instagram e no Messenger e até o Live recebendo os filtros faciais do rival, mas isso ainda não é o bastante. Faltava um app que fazia tudo que o Snapchat faz e com o Flash, que acaba de chegar com exclusividade para usuários brasileiros do Android Zuck espera suprir essa deficiência.

A proposta do Flash é exatamente a mesma: um bate-papo com mensagens que se autodestroem, com o uso de filtros engraçados e outras perfumarias. Você tira uma foto, adiciona texto, filtros ou emojis, envia para seus contatos ou seguidores no Facebook e pronto, as postagens somem em até cinco segundos. O Facebook está fazendo uso tanto no Flash quanto no Live da tecnologia da Masquerade Technologies que no passado desenvolveu o MSQRD, um app que aplica maquiagens engraçadas nos rostos dos usuários.

A grande vantagem do Flash sobre o Snapchat, da qual o Facebook está se gabando é a leveza de seu app: enquanto o rival ocupa entre 55 e 60 MB, ele só pesa 25 MB (a título de comparação, o WhatsApp pesa 98 MB). Além disso ele já chega localizado, com filtros temáticos voltados para o usuário brasileiro. Por outro lado ele não permite a criação de mensagens de voz ou vídeo como o adversário, nem possui um foco em conteúdo de grandes portais ou celebridades; a proposta é ser um app de uso mais casual, ao menos por enquanto.

O Facebook pretende introduzir o Flash a princípio somente em países em desenvolvimento, por causa disso o app será por enquanto exclusivo do Android; não há previsão de quando o app chegará ao iOS mas claro, isso não deve demorar assim que ele passar nos testes no mercado brasileiro. Tudo para aniquilar o Snapchat, claro.

Aos interessados, o Flash pode ser baixado aqui e é compatível com dispositivos Android a partir do 4.1 Jelly Bean.

Fonte: recode.

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples