Meio Bit » Indústria » Graças ao Note7, a Apple obtém nada menos que 103,6% dos lucros com smartphones

Graças ao Note7, a Apple obtém nada menos que 103,6% dos lucros com smartphones

Apple obtém quase 104% dos lucros do mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2016. Samsung é a outra única fabricante a lucrar, mas só respondeu por 0,9% dos lucros entre julho e setembro. O culpado é o Galaxy Note7 explosivo.

7 anos atrás

laguna_iphone_7_vs_samsung_galaxy_s7

iPhone 7 e Galaxy S7 (crédito: Android Authority)

No mundo dos smartphones é assim: se você erra, outro toma seu lugar. E rápido. Que o diga a Samsung.

Desde os primeiros smartphones da linha Galaxy lá no início da década, a sul-coreana sempre disputou trimestre a trimestre a liderança dos lucros no mundo mobile com a Apple. Com o resultado dos lucros entre abril e junho do presente ano, a Samsung parecia tender para uma possível liderança nesse quesito.

Infelizmente apareceu um Note7 no caminho…

laguna_samsung_galaxy_note7_fire_danger_peq

O smartphone explosivo detonou com os lucros da Samsung no terceiro trimestre. Se lá no segundo trimestre a Samsung respondia por respeitáveis 31% dos lucros do mercado de smartphones, entre os meses de julho e setembro a sul-coreana foi responsável por apenas 0,9%. Isso mesmo, zero vírgula nove por cento.

De acordo com as estimativas da BMO Capital Markets, quem liderou com folga foi ninguém menos que a Apple, com 103,6% os lucros do mercado de smartphones.

Apple e Samsung portanto responderam por 104,5% dos lucros. Como o cálculo de lucros do setor também leva em conta o prejuízo, então as outras empresas (HTC, Lenovo, LG, Microsoft, Sony e grande elenco) foram responsáveis pelos 4,5% negativos, de prejuízos.

A Samsung vendeu menos aparelhos que a Apple? Não, ela continua como a maior fabricante mundial de celulares, respondendo por 21,7% das vendas entre julho e setembro. A Apple vem logo atrás, com 13,2%.

Como é possível o lucro da Samsung ter caído tanto? Simples, com o fiasco do Note7 o público evitou comprar novos smartphones mais caros e lucrativos da sul-coreana. Vai que mais algum explode…

Se você acha que está tendo um ano ruim, acredite: a Samsung está a ter um 2016 pior.

Fonte: Business Insider.

Leia também:

relacionados


Comentários