Meio Bit » Arquivo » Games » Porque o X360 poderá tornar os games mais acessíveis

Porque o X360 poderá tornar os games mais acessíveis

15 anos atrás

Ainda deslumbrado com o Project Natal, estive pensando sobre suas possibilidades e algo que julgo muito importante me passou pela cabeça e como não vi ninguém falando a respeito, acho válido expor meu ponto de vista. Estou me referindo ao potencial que a “revolução” da Microsoft tem de trazer para a indústria novos/velhos jogadores, mas não estou falando de pessoas que conhecem os videogames e sim sobre aquelas que não podem jogar. Eu explico.

Veja bem, embora a Nintendo mereça todos os elogios por ter popularizado os controles com sensores de movimentos e a Sony acenar como um novo horizonte para eles devido a capacidade de processamento do PS3, acredito que o Natal, que não fará uso de nenhum periférico para jogarmos pode se tornar uma bela opção para pessoas que possuam algum tipo de deficiência física e é fácil entender o porquê. Você alguma vez parou para pensar como jogaria se não tivesse um braço, uma mão ou mesmo um polegar? Exatamente, não jogaria!

Sejamos francos, mesmo sendo uma forma de entretenimento fantástica, os videogames são, por assim dizer, muito seletivos. Peguemos o cinema como exemplo. A sétima arte é uma forma cultural bastante acessível, talvez impedindo apenas que os deficientes visuais a apreciem por completo e mesmo uma pessoa que nunca tenha visto um filme na vida, poderia aproveitar a sua primeira sessão sem dificuldades, mas enfim, isso é assunto para outra texto.

O que quero dizer é que ao fazer com que usemos nossos próprios corpos, o Project Natal poderá tornar os videogames algo mais próximo de um grupo que não tinha muita expectativa de um dia se tornar um gamer. É óbvio que nem todos os jogos poderão ser aproveitados e que caberá aos estúdios criar títulos que sejam acessíveis à essas pessoas. É bem verdade que estamos falando de uma parcela não tão grande da população, mas de pessoas que também gostariam de dedicar alguns minutos dos seus dias aos games e que infelizmente, por enquanto estão impedidas. Espero que as produtoras também pensem assim.

dori_nat_23.06.09

relacionados


Comentários