Meio Bit » Arquivo » Ciência » “Houston, nós temos um proble… — OMFG O ROBÔ PEGOU FOGO!”

“Houston, nós temos um proble… — OMFG O ROBÔ PEGOU FOGO!”

Um robô da NASA descansava alegremente comendo seu almoço de elétrons quando, do nada, irrompeu em chamas. Mas calma, não foi nenhum dos que estão em Marte.

7 anos atrás

robot-explosion

Teólogos que me perdoem mas a força mais poderosa do Universo não é o Joe Pesci, é Murphy. Só Ele explica o que aconteceu com o robô de demonstração do Jet Propulsion Laboratory, o RoboSimian.

Criado para competir no desafio robótico da DARPA, o RoboSimian ficou em 5º lugar, mas continuou sendo desenvolvido, como plataforma de estudo de robôs de uso genérico.

robosimian

Estava tudo tranquilo como o RoboSimian até que em junho a equipe colocou o bicho para recarregar (são 96 células de lítio) e saiu pra almoçar.

Do nada uma das células sofreu uma falha catastrófica, gerando uma reação em cadeia que fez com que o conjunto de baterias inteiro explodisse em chamas, com a energia equivalente a uma banana de dinamite. Vendo as chamas e a fumaça, o pessoal do laboratório ao lado tomou providências:

Mandaram o estagiário se esgueirar pela janela, com um extintor (sério).

Como ele era estagiário, obviamente não conseguiu cumprir a tarefa. Tiveram que chamar os bombeiros, que profissionais que são, bravos soldados do fogo, salvaram o dia.

Duas coisas assustaram os cientistas, que entre mortos e feridos salvaram-se todos: primeiro, o foco da explosão ocorreu exatamente no ponto onde eles ficam, quando mexem com o robô. Segundo, não foi um fogo de bateria comum, lento e gerenciável.

Fica o alerta: ciência pode ser algo perigoso, por mais trivial que pareça.

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários