Meio Bit » Arquivo » Hardware » O carregador universal chegará primeiro ao velho continente?

O carregador universal chegará primeiro ao velho continente?

Carregador universal de celulares baseado no micro-USB agora é padrão na Europa.

15 anos atrás

A Comissão Européia anunciou que o tão desejado carregador universal chegará ao mercado logo no próximo ano: os maiores fabricantes de celulares, que atuam naquele continente, enviaram um acordo conjunto para que a Comissão possa promover a adoção de carregadores compatíveis com a interface micro-USB, tornando tal interface o padrão de conector para recarregar futuros telefones celulares produzidos e/ou comercializados no continente europeu.

Nokia's micro-USB charger

A princípio, tal acordo só não será cumprido por aqueles celulares mais simples, que só fazem chamadas de voz e mandam SMS. Entretanto, a Comissão Européia entende que esse será apenas um problema temporário, já que os celulares multimídia estão se tornando mais acessíveis e espera que a maioria dos consumidores se desfaça dos antigos aparelhos em três ou quatro anos.

Segundo outra fonte, o acordo foi assinado pela Apple, LG, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research in Motion (RIM), Samsung, Sony Ericsson e Texas Instruments; e veio acompanhado de uma nova regulamentação européia, que prevê diversas normas de segurança sobre a fabricação e o uso de telefones celulares, evitando alguns pequenos problemas de interferência em RF com outros aparelhos específicos.

USB 3 - new A-plug

Apesar de o micro-USB fazer parte do carregador universal, gostaria de lembrar ao leitor que tal interface não é plenamente compatível com o USB 3.0, já que não dispõe dos quatro condutores adicionais dos canais de transmissão e recepção do sinal USB 3.0. Isso quer dizer que caso o telefone utilize o micro-USB para também transferir dados, o fará pelas mesmas velocidades já habituais do padrão USB 2.0. Se bem que haverá poucos PCs já vendidos com a nova interface USB 3.0 em 2010.

Fonte: Guia do Hardware.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários