Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Que tal uma grande angular que pode até ver o fotógrafo?

Que tal uma grande angular que pode até ver o fotógrafo?

E no Japão uma empresa está prometendo lançar 3 lentes fisheye com o incrível ângulo de visão de 250º. Um monstro para poucos.

7 anos atrás

entaniya-fisheye1

Existem 3 categorias de lentes no mercado. As grande angulares, as lentes chamadas de normais e as teleobjetivas. Dentro de cada categoria destas ainda existem subdivisões. No caso das grande angulares temos as lentes extremas que chamamos de Olho de Peixe (fisheye). Destas, a mais famosa é a Nikkor 6mm f/2,8 que custa uma pequena fortuna se for encontrada usada no e-bay. Provavelmente a lente da Nikon vai continuar sendo a mais famosa, mas não será a mais potente.

A empresa Entaniya está desenvolvendo uma linha de lentes fisheye para câmeras micro-quatro-terços que deve levar o termo de grande angular para outro nível. As lentes ainda não estão prontas. Estima-se que sejam lançadas oficialmente até o final de 2016 (e existe a indicação de que algumas características possam ser mudadas), mas mesmo assim é uma coisa interessante de se ver.

entaniya-fisheye2

Serão três lentes. A Entaniya Fisheye 250 MFT 2.3mm f/2,8, a Entaniya Fisheye 250 MFT 3.0mm f/2,8 e a Entaniya Fisheye 250 MFT 3.6mm f/4.  Qual o grande atrativo da coisa? Essas lentes possuem um ângulo de visão de 250º. Isso mesmo, em alguns casos, se o fotógrafo não tomar cuidado, é possível que ele mesmo seja registrado na foto (olha ai galera que gosta de um selfie). As três lentes acabam tendo o mesmo ângulo de visão, mas as distâncias focais diferentes determinam o tamanho que as imagens serão registradas tanto no sensor micro-quatro-terços quanto nas câmeras de vídeo Black Magic.

entaniya-fisheye_1

Cada lente é construída com 18 elementos divididos em 12 grupos, sendo que 4 elementos são de cristal de baixa dispersão. Elas são monstros com 1,6Kg e que, provavelmente, serão melhores utilizadas com um tripé bem firme. Para mostrar o poder da Entaniya Fisheye 250 MFT 3.6mm f/4 o fabricante postou essa foto feita com uma Olympus Pen-F. Você pode baixar a foto em resolução total aqui.

entaniya-fisheye3

As Entaniya Fisheye 250 MFT vão custar, apenas, a bagatela de US$ 3.500,00 (preço fixo para os três modelos). Preço alto, mas justificável pela tecnologia envolvida. Infelizmente os equipamentos serão lançados, inicialmente, apenas no Japão.

Agora, aqui vai minha opinião. Tipo de lente que possui um uso muito específico. Mesmo as fisheye menos extremas (como as 8mm ou 10mm) utilizamos muito pouco. Talvez para profissionais que trabalhem com fotografia de interiores ou paisagens. Para o dia a dia o uso é bem restrito.

Quem se interessou pode ver mais fotos do produto e especificações no site do fabricante.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários