Meio Bit » Arquivo » Games » Ex-Sony diz que PlayStation Vita chegou tarde demais

Ex-Sony diz que PlayStation Vita chegou tarde demais

Ex-CEO da Sony dá sua opinião sobre o desempenho comercial do PlayStation Vita e diz que as baixas vendas são fruto da mudança por qual passou o mercado de portáteis.

7 anos e meio atrás

vita

É praticamente uma unanimidade. Basta perguntar para alguém que possui ou possuiu um PlayStation Vita sobre o que ele acha do portátil e quase todos dirão: “é muito legal, mas tenho a sensação de que poderia ter sido muito mais.”

Talvez a culpa pelas baixas vendas do videogame seja da própria fabricante, que há muito tempo jogou a toalha, talvez seja das desenvolvedoras, que nunca acreditaram muito no sucesso comercial do aparelho, mas para Jack Tretton, ex-CEO da Sony Interactive Entertainment, pode ter sido tudo uma questão de timing.

Agora que não trabalho mais lá, acho que internamente foi: ‘Essa é uma ótima máquina, só que era muito tarde.’ O mundo mudou para dispositivos portáteis que não são máquinas dedicadas a games.

Segundo o executivo, essa mudança de comportamento por parte dos jogadores fez com que o Vita se tornasse uma “máquina de nicho”, algo que agradava apenas aqueles que queriam um dispositivo dedicado. Isso gerou uma situação bem diferente do que a indústria viu na época do PSP, que como bem sabemos vendeu muito mais do que o seu sucessor.

Sem que a Sony revele números oficiais, a estimativa é de que pouco mais de 14 milhões de PS Vitas tenham sido vendidos em todo o mundo, mas mesmo com números tão baixos, a Sony continua pedindo US$ 200 por ele, valor que certamente ainda é uma baita barreira para muitos interessados.

No entanto, eu ainda acredito que o maior problema do Vita está na sua falta de jogos de peso, o que nos leva ao dilema de Tostines, afinal, ele vendeu pouco porque não tem jogos ou não tem jogos porque vendeu pouco?

É verdade que o portátil recebeu várias das principais franquias da Sony, mas a escassez de títulos é o argumento mais usado por quem reclama do videogame e o fato deles terem parado de surgir há bastante tempo deve ter contribuído para deixar essa impressão. Ainda assim, não acho que a biblioteca do videogame seja fraca, mas talvez eu pense assim por quase não jogar nele.

Fonte: IGN.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários