Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Paraty em Foco chega a sua quinta edição

Paraty em Foco chega a sua quinta edição

15 anos atrás

Fico feliz quando um evento tão honesto quanto o Paraty em Foco consegue vingar em terras tupiniquins. Às vezes, temos a impressão que atividades voltadas para a arte em fotografia não conseguem se desenvolver por aqui. Apenas a parte de tecnologia fotográfica ou cursos com teor profissionalizante é que possuem amplo apoio. Exemplos são as feiras de equipamentos fotográficos, as revistas que temos no mercado e os recentes congressos que começaram a pipocar por aqui que possuem o intuito de ensinar a galera a fotografar eventos sociais específicos ou montar o seu estúdio. Tudo mercadológico e com foco voltado para a geração de lucro. Não se enganem, pois não tenho uma visão romântica da realidade. Sei que faturar é preciso, mas o lado da satisfação artística é muito importante. Pelo menos esse é um aspecto da fotografia que me persegue impiedosamente.

Se você já parou para pensar nessas questões, então um evento muito interessante para participar é o Paraty em Foco. Realizado há cinco anos na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, o evento possuí a tradição de ser um local de discussão, reflexão e apreciação da arte fotográfica. Quem puder participar vai ter a disposição workshops, entrevistas com fotógrafos consagrados e novos nomes que estão entrando em evidência, exposições, projeções, atividades especiais e de responsabilidade social. Tudo isso nasceu da paixão do fotógrafo Giancarlo Mecarelli pela cidade de Paraty. Depois de 20 anos morando e trabalhando em Milão, ele largou tudo e fundou a Galeria Zoom e deu início ao festival. Ótima oportunidade para ficar por dentro da arte fotográfica e visitar uma das mais belas cidades do estado do Rio de Janeiro. Nesse evento, você não vai aprender  a vender seu peixe ou maximizar seus lucros, mas vai desenvolver a potencialidade de seu olhar fotográfico. A meu ver, o ganho é bem mais positivo.

Para quem se interessou é só dar uma olhada no site oficial do Paraty em Foco para conferir a programação completa e informações sobre as inscrições. Para quem não pode participar é bom acompanhar o site também, pois muita coisa é transmitida ao vivo por lá durante o evento. Outra ótima pedida é acompanhar a galeria do flickr sobre o evento.

relacionados


Comentários