Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » A-HÁ, te peguei! Este é o motivo pelo qual a Sony não incluiu Blu-ray 4K no PS4 Pro

A-HÁ, te peguei! Este é o motivo pelo qual a Sony não incluiu Blu-ray 4K no PS4 Pro

CEDIA 2016 — a Sony apresenta o UBP-X1000ES, um aparelho que reproduz Blu-ray 4K e provavelmente o motivo para o não-suporte a discos UHD-BD no PS4 Pro.

7 anos e meio atrás

ps4-pro

Quando a Sony anunciou que o PS4 Pro não teria suporte a discos Ultra HD Blu-ray, o tio Laguna se sentiu traído: como assim, a empresa que usou o PS2 para popularizar o DVD e o PS3 para vencer a Guerra dos Formatos com o Blu-ray, no novo console vai oferecer apenas o mesmo leitor do PS4 original?

Agora sabemos o motivo pelo qual a Sony preferiu não incluir o suporte aos discos Blu-ray 4K: dividir para conquistar.

laguna_sony_ubp-x1000es_uhd_bd_player

Este é o Sony UBP-X1000SE, reprodutor dedicado de Ultra HD Blu-ray (crédito: Engadget)

No CEDIA 2016 em Dallas, a fabricante japonesa finalmente apresentou seu primeiro aparelho reprodutor de UHD-BD, o UBP-X1000ES. Isso mesmo: até então a Sony assistiu sentada às rivais como Samsung, Philips, Panasonic e… Microsoft lançando no varejo seus Ultra HD Blu-ray players.

Bom, o Sony UBP-X1000ES não vai apenas reproduzir discos UHD-BD, mas também streaming em 4K e HDR caso disponível, bem como os formatos legados Blu-ray, DVD, CD e SA-CD. O aparelho terá um modo criado especificamente para simular HDR e fazer o upscaling para 4K de conteúdo originalmente Full HD sem HDR.

Com relação ao áudio, o UBP-X1000ES tem um DAC de 32 bits e suporte ao som de alta resolução, incluindo LPCM de 192 kHz e DSD de 11,2 MHz. Aliás, o aparelho da Sony possui duas saídas HDMI: uma para o vídeo (Premium HDMI) e outra para o áudio.

Lançamento no segundo trimestre de 2017. Preço? A Sony não revelou, mas convenhamos que se a Panasonic pode cobrar 699 dólares pelo DMP-UB900, por que diabos a Sony cobraria os mesmos US$ 320 de um mero Samsung UBD-K8500?

Aliás, para que vender um console com suporte ao UHD-BD se a Sony pode lucrar vendendo um aparelho dedicado por fora? Os jogadores interessados no Blu-ray 4K que comprem outro aparelho dedicado aos discos, além do PS4 Pro só para os jogos 4K e Netflix. E aqueles jogadores sem muito dinheiro, nem espaço na prateleira da sala, que comprem um Xbox One S por US$ 299 mesmo.

Fontes: Digital Trends e The Verge.

relacionados


Comentários