AUBRASIL 2016 — considerações iniciais e OMFG USEI O HOLOLENS

dscn2038

Esta semana estivemos no Autodesk University Brasil 2016 (adoro esse plural editorial), e neste momento estou afogado em 26,4 GB de fotos e vídeos, então já sabem, teremos posts sobre o evento por um bom tempo. Agora um rápido resumo do que vem por aí.

Estúdio Bolha

Fomos conhecer esse case de sucesso e é uma das raras empresas que não são do Elon Musk mas me deixaram com vontade de mandar currículo. Imagine toda aquela filosofia maker de hobbystas fuçadores e inventores, dotados de dinheiro, ferramentas de ponta como Fusion 360, e clientes dispostos a pagar por invenções como um autorama gigante controlado por ondas cerebrais ou uma pulseira-Tinder que brilhe quando você chega perto de alguém interessado nos mesmos parangolés.

Design Generativo

Imagine Darwin aplicado à manufatura. É como Star Trek, você diz ao computador o que quer que ele construa, não como. Milhares de variações são testadas, e tal qual evolução biológica modelos mais eficientes são mantidos, os menos são descartados. Só que ao contrário da biologia aqui há objetivos definidos. Você quer a peça mais leve, mais resistente, mais flexível? Escolha os parâmetros, o software cuida do resto.

darwin

Internet Das Coisas (úteis)

Bati um bom papo com Diego Tamburini, Manufacturing Industry Strategist da Autodesk. Conversamos sobre o presente e o futuro da Internet das Coisas, e como a sua geladeira ter internet é irrelevante, comparado com uma bomba em uma fábrica perceber que vai dar defeito e avisar o fabricante solicitando manutenção preventiva.

Brasileiros Biônicos

A Universidade Federal de Uberlândia tem um Laboratório de Engenharia Biomédica. Eles estão pesquisando o desenvolvimento de próteses simples com alta tecnologia, e é o primeiro projeto financiado no Brasil pela Fundação Autodesk, dos EUA. Junto com o Grupo de Realidade Virtual e Aumentada eles estão indo muito além do modelo “baixa modelo de prótese da internet e imprime”. Estão pesquisando métodos de customização, produção em 3D, adaptação de pacientes e uso de redes neurais e deep learning para comando de próteses pelo cérebro.

dedinhos

Alcimar Soares, PhD. e Edgard Lamounier, Ph.D demonstram uma prótese básica. Dizem as más línguas que o dedo é removível para a eventualidade de algum ex-presidente sofrer um acidente e perder o braço…

Também há um projeto onde Realidade Aumentada é usada pra treinar os pacientes, meses antes da prótese ficar pronta. O sujeito recebe e sai usando, ao invés dos vários meses de adaptação. Para isso estão testando várias tecnologias, inclusive o Microsoft HoloLens, um dos poucos que existem no Brasil.

Eu experimentei, e crianças: é revolucionário. O aplicativo era muito, muito simples, provavelmente algum estudante de graduação virou noites preparando o demo. Ele mapeava o ambiente em tempo real, gerando um wireframe, e colocava uma prótese flutuando, que você podia arrastar pelo espaço 3D com seus dedos ou mandar girar, por voz.

A percepção espacial é algo totalmente novo, seu cérebro rateia até entender que as coisas estão ali à sua volta, mas somente vistas pelo HoloLens. Ainda vou falar mais sobre isso mas OMFG. E detalhe, não houve apoio da Microsoft, o que é um vacilo. Nosso indiano favorito adora esse tipo de projeto.

Tudo bem, não tem indiano tem o Carl Bass, CEO da Autodesk e outro que adora projetos fora da caixa (registradora) como o da Federal de Uberlândia.

Aguardem então mais detalhes sobre esse e outros projetos, mas como é tudo relacionado ao futuro, deixemos pra amanhã…

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples