Meio Bit » Arquivo » Ciência » Temer estraga a festa dos Tucanos

Temer estraga a festa dos Tucanos

Para tristeza de Moçambique o presidente Temer cancelou a doação de 3 caças Tucanos para aquele país. Agora fica a questão: foi mesquinharia ou economia?

7 anos e meio atrás

Iran_Revolutionary_Guard_Air_Force_Embraer_EMB-312_Tucano

O EMB-312 Tucano foi um sucesso de vendas, com 624 construídos, é uma excelente arma anti-insurgência, em ambientes onde há controle do espaço aérea pela parte ofensiva. E somos tão legais que vendemos pros dois lados na Guerra Irã-Iraque. Lançado em 1980, ele foi suplantado pelo EMB-314 Super-Tucano, em 1999, mas até hoje voa e bem em vários lugares do mundo, como o Tucano iraniano acima.

Ele é usado como moeda diplomática de vez em quando, e a última graça foi um acordo que a então presidente Dilma fez para doar três unidades do EMB-312 para Moçambique.

A doação é parte da estratégia do Brasil de se tornar líder do bloco não-alinhado, ampliando nossas ambições no hemisfério. Sinceramente trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois, ter o respeito e gratidão de Moçambique e similares e nada é a mesma coisa mas políticos se alimentam de prestígio.

Não este.

Moçambique, que tem os duvidosos méritos de ser um dos poucos países do mundo que falam português e têm uma AK-47 em sua bandeira, estava salivando esperando a doação, afinal corrigindo pra inflação cada Tucano custa hoje US$ 2,6 milhões. O orçamento de defesa de Moçambique é de US$ 117 milhões, e não é pouco, é 2,5% do PIB do país, cuja principal fonte de renda é tirar leite de formiga.

Agora, informa a Época, Michel Temer cancelou a doação, aos 47 do Segundo Tempo, deixando o Excelentíssimo Presidente Filipe Nyusi chupando dedo.

Foi mesquinharia ou economia? Os aviões iriam por nossa conta, e provavelmente estava no pacote manutenção e treinamento. Podemos gastar essa grana agora? Teoricamente não, mas é algo que de qualquer jeito sai na urina. Ganharíamos prestígio político? Sim. Faria diferença? Não.

Minha opinião: é besteira DOAR equipamentos que seu país ganha dinheiro vendendo, MAS em tempos de transição e instabilidade faria mais sentido fazer uma graça valorizar a presença e então efetivar a doação, o novo governo é seu aliado, blá blá blá.

Meu faro diz que perderam chance de uma manobra estratégia em nome de economia porca, o que convenhamos é a cara do Brasil.

relacionados


Comentários