Canon 5D Mark IV está entre nós

Canon_5d_markIV

E agora, de forma oficial, a Canon anuncia a sua nova câmera full frame amadora (muita gente não vai entender). A nova 5D Mark IV já estava correndo os sites gringos desde a semana passada com especificações e fotos “vazadas”. A câmera chega para dar uma resposta à todas as críticas que foram feitas ao fabricante nos últimos meses.

Porém, uma pequena reflexão. A Canon foi uma das pioneiras em colocar gravação de vídeo em suas câmeras reflex. Por conta da qualidade do vídeo em full hd muita gente migrou para a marca e se adaptou para esse novo mundo. Porém, nos últimos anos, os concorrentes (Sony e Panasonic) estão na vanguarda no que diz respeito à gravação de vídeo. O resultado disso foi uma enxurrada de críticas à Canon por ter parado no tempo. Agora, a Canon lança uma câmera nitidamente voltada para a gravação de vídeo e o povo está reclamando que eles não dão mais destaque para a fotografia. Ou seja, nunca é possível deixar todo mundo feliz.

A câmera chega ao mercado equipada com um sensor CMOS full frame com 30 megapixels de resolução máxima. Junto a isso temos um processador DIGIC 6+ que é capaz de disparar 7 fotos por segundo em um total de 21 quadros em RAW e em número infinito em JPEG. O ISO nativo do equipamento vai de 100 a 32.000 e expansível de 50 a 102.400.

Agora vamos falar das novidades. A câmera é capaz de gravar vídeos em 4K com 30 ou 24 fotogramas por segundo no formato Motion JPEG. É possível filmar em até 120 quadros por segundo em 720p e até 60 frames por segundo em 1080p. A câmera vem equipada com o revolucionário sistema (pelo menos eu acho) Dual Pixel AF onde o foco automático durante a gravação de vídeos e no sistema live view é totalmente funcional e preciso. Falando em foco automático, a câmera possui o sistema High-Density Reticular AF II com 61 pontos de foco (sendo 41 em forma de cruz) todos selecionáveis. Junto a isso temos o novo sensor de medição com 150,000 pixels RGB+IR que vai garantir precisão em situações de pouca luz e no reconhecimento facial.

Por fim, a câmera nos mostra um sistema chamado de Dual Pixel RAW. Ao acionar o sistema (via menu) a câmera divide cada píxel em 2 e gera uma imagem com 60 megapixels. Porém, cada um destes pixels duplicados captura informações diferentes. Então, com isso, é possível fazer micro ajustes de foco e bokeh após a foto ser descarregada no computador. Vejam o vídeo abaixo.


imagingresource — Canon 5D Mark IV Dual Pixel RAW Demonstration

Além de tudo isso a 5D Mark IV vai estar equipada com Wi-Fi, NFC e GPS embutido. Uma maravilha para quem precisa de conectividade. A nova 5D Mark IV deve chegar ao mercado em setembro com preço de varejo sugerido de US$ 3.500,00 (somente o corpo) e US$ 4.600,00 com a lente EF 24-105mm f/4L IS II USM.

Fonte: Petapixel.

Relacionados: , , , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples