Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Steve Jobs no Photography Hall of Fame

Steve Jobs no Photography Hall of Fame

Olha essa, Steve Jobs foi um dos 8 homenageados do Photography Hall of Fame deste ano por conta de sua contribuição para a popularização da fotografia. Agora ele faz parte dos 73 membros do Museu.

7 anos e meio atrás

Jobs_fotografia

Costumamos dizer que quando George Eastman fundou a Kodak em 1880 ele causou a primeira grande revolução da fotografia. Ao lançar sua primeira câmera fotográfica com filme de rolo ele propiciou a cada pessoa poder registrar o seu dia a dia e suas próprias memórias familiares. Até esse momento, somente fotógrafos profissionais e amadores entusiastas (com muito dinheiro) podiam dar se o  luxo de praticar a fotografia. Tudo era muito grande, pesado, caro e complicado. A segunda grande revolução da fotografia veio apenas com os equipamentos digitais. Uma nova explosão de pessoas fotografando por conta da facilidade da captura de imagem e de seu compartilhamento.

Porém, alguns apontam que tivemos uma terceira revolução dentro da fotografia e o culpado por ela seria o senhor Steve Jobs. Ao promover o lançamento do primeiro iPhone em 2007 e provando que o smartphone poderia ser uma central de entretenimento, ele teria impulsionado mais uma grande explosão na produção e compartilhamento de fotos. Vejam abaixo esse vídeo do lançamento do primeiro iPhone e como conceitos que hoje são básicos foram revolucionários menos de 10 anos atrás.


PetaPixel — iPhone's 2007 Unveiling That Changed Photography

Muito bem, neste ano o nome de Steve Jobs foi adicionado ao Photography Hall of Fame por conta de suas contribuições para a popularização da fotografia. O anuncio foi feito pelo International Photography Hall of Fame and Museum no seu aniversário de 50 anos e destaca que:

Steve ajudou a criar produtos que revolucionaram o mundo criativo e tornaram-se ferramentas essenciais para designers, cineastas, produtores e fotógrafos. Apaixonado por fotografia, tanto em seu trabalho quanto na vida pessoal, a sua mais profunda contribuição para a comunidade artística e do mundo é o iPhone que, em menos de uma década, mudou tanto a arte da fotografia e da indústria em torno dele”.

Em 2016 foram adicionados 8 pessoas ao grupo que agora conta com 73 homenageados. Ao lado de Jobs, neste ano, estão Ken Burns (documentarista), Ernst Haas (fotógrafo), John e Thomas Knoll (co-criadores do Photoshop), Annie Leibovitz (fotógrafa), Graham Nash (pioneiro da impressão digital), e  Sebastião Salgado (fotógrafo).

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários