Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Oh the humanity! Dirigível gigante sofre acidente

Oh the humanity! Dirigível gigante sofre acidente

Sim, é aquela época da década em que redescobrem dirigíveis e acham que são a solução para o transporte do futuro. Spoiler: não são, mas ao menos rendem belos acidentes, como a patética queda do Airlander 10. Pode rir, ninguém se feriu.

7 anos e meio atrás

vlcsnap-error845

Existem algumas idéias que demoram a morrer, apesar de a História provar repetidas vezes que elas nunca darão certo. Comunismo, carros voadores, jetpacks e dirigíveis, principalmente dirigíveis. E nem falo por causa da explosão do Hindenburg, a tecnologia de aeróstatos é um arremedo de desvantagens unindo o pior de vários meios de transporte, mas por algum motivo a cada 20 ou 30 anos alguém cisma que dessa vez vai.

A bola da vez é o Airlander 10, um dirigível baseado na aerodinâmica da Kim Kardashian:

z207-07_1023vs.0

O projeto em si não é novo. O protótipo foi comprado do Pentágono, que depois de gastar uns 18 gazilhões de dólares descobriu que dirigíveis não são práticos. Com 91 metros de comprimento ele consegue levar 10 toneladas de carga. O KC-390 da Embraer leva 26 toneladas.

A velocidade de 148 km/h também não ajuda. 20 horas na melhor das hipóteses para percorrer a distância máxima de vôo de 3.000 km. Isso se não passar em Curitiba.

Mesmo o Pentágono, que adora jogar dinheiro fora desistiu (de novo) do dirigível, mas um grupo de empresários convenceu investidores a apostar na idéia, apesar do risco de todo aquele hélio.


CineCuts — Archer Does Not Understand Blimps

Acreditando que o mundo realmente quer uma aeronave que combina o luxo de um navio com a velocidade de um navio um pouco mais rápido, a Hybrid Air Vehicles, empresa que construiu o Airlander 10 para o Pentágono por 25 milhões de libras comprou o protótipo e toda a tecnologia envolvida por… 300 mil libras quando o projeto foi cancelado. Sim, farejo marmotagem.

Isso foi em 2012. O Airlander só veio a fazer um vôo de testes, de 30 minutos agora dia 17 de agosto de 2016. O segundo vôo foi hoje. E não deu muito certo.

106681819_airlander-NEWS-large_trans++bGGFpKb0ZSkVWHuPGASy6u1LDe8z-wcErm9lMzAKJcc
160824140250-airlander-crash-2-780x439

No que talvez seja o acidente mais patético da história do Universo, a tripulação provavelmente adormeceu de tédio, fazendo com que o Airlander 10 perdesse o controle e caísse atingindo o solo. Houve danos extensos e a cabine ficou destruída, mas ninguém se feriu: deu tempo de terminar o almoço, assistir um ou dois episódios de Fawlty Towers, tomar um chá e então caminhar para as saídas de emergência.

Aqui um vídeo do terrível acidente:


Lee Cordell — Airlander 10 crashing into the ground cardington shed airship

Com sorte passaremos mais 10 ou 20 anos até todo mundo esquecer de novo que massa é diferença de peso, e na Terra é uma péssima idéia aeronaves de 20 toneladas mais leves que o ar.

Fonte: Popular Mechanics.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários