Meio Bit » Arquivo » Filmes e séries » Conheça o Manbang, o serviço de streaming oficial da Melhor Coreia

Conheça o Manbang, o serviço de streaming oficial da Melhor Coreia

Os norte-coreanos ganham nova opção de entretenimento (sancionado): o Manbang, serviço de streaming que distribui programas estatais da Melhor Coreia.

7 anos e meio atrás

netflix-north-korea

Quem poderia imaginar? Como o plano de expansão global da imperialista Netflix não contemplou a grande nação da Melhor Coreia, o estado tratou de correr atrás para providenciar uma solução alternativa e melhor que os serviços distribuídos pelo mundo ocidental decadente. Assim temos o Manbang, o primeiro set-top box exclusivo sancionado pelo governo, que distribui conteúdo sancionado e aprovado pelo Grande Líder Kim Jong-un.

Falando sério agora: era de se esperar que sendo a Coreia do Norte um país tão miserável e fechado, que chega ao ponto de afanar os Galaxies S7 Edge distribuídos pelo COI e Samsung para que seus atletas não tenham acesso à tecnologia de fora (principalmente da Coreia do Sul; sem falar que as sete medalhas ganhas nos Jogos são propriedade do Estado) a Netflix nunca chegará por aquelas paragens. Entretanto, até para sinalizar para seus aliados no exterior que o país não é tão atrasado quanto realmente é o governo se esforça para desenvolver tecnologias próprias minimamente funcionais, ainda que conte com a apoio da China para isso (quando não copia mesmo).

Por exemplo, a Coreia do Norte possui uma distribuição Linux própria, bem como já desenvolveu smartphones e tablets com acesso à internet severamente limitado, como era de se esperar. E como streaming e VOD é a bola da vez, era um tanto óbvio que o politburo norte-coreano se mexeria para lançar algo equivalente dentro de seus próprios termos.

manbang

Assim temos o Manbang. O serviço de streaming acompanhado por um set-top box até bem simples de ser configurado recém-lançado pelo governo da Melhor Coreia (cujo nome, traduzido do coreano significa "em toda parte") foi projetado para distribuir facilmente conteúdo obviamente sancionado pelo Partido e aprovado pelo Grande Líder, desde programas de TV estatais a notícias, bem como documentários única e exclusivamente focados na ideologia Juche estatal.

Em suma, como era de se esperar é mais um instrumento de propaganda, embora haja programas educacionais de ensino de línguas como inglês e russo.

KOREAN CENTRAL TELEVISION (조선중앙텔레비죤) - KoreanCentralTV1 • KCTV (DPRK TV Live Streaming Service and Video On Demand)

Como o acesso à internet estatal é extremamente limitado (o país mal possui energia elétrica), o Manbang por enquanto é limitado apenas à capital Pyongyang e às cidades vizinhas de Sinŭiju e Sariwon. Já quem deseja consumir conteúdo de verdade precisa dar seus pulos.

Fonte: NK News.

relacionados


Comentários