Meio Bit » Arquivo » Internet » Google começa a liberar o Duo, seu novo app de videochamadas

Google começa a liberar o Duo, seu novo app de videochamadas

Mais um app? Duo, a nova solução para videochamadas do Google começa a ser liberada hoje aos poucos para os usuários.

8 anos atrás

google-duo

Anunciado durante o Google I/O 2016, o Duo é um app de videochamadas que promete funcionar até mesmo nas conexões mais lentas (realidade para a maioria de nós aqui no Brasil, vamos admitir). Hoje a gigante das buscas começou a liberar a novidade para usuários de Android e iOS, mas como sempre não será todo mundo que poderá curti-lo de cara.

O Duo foi desenvolvido como um app a ser utilizado em conjunto com o Allo, um mensageiro instantâneo que chega para concorrer com WhatsApp, iMessage e companhia limitada, mas este ainda não está disponível. O Duo por sua vez mira principalmente no FaceTime, dada a facilidade com a qual promete interligar as pessoas. Você só precisa ter o número do contato em sua lista e pronto, uma vez que ambos possuam o app já poderão fazer mensagens em vídeo entre si.

Este é um recurso que o WhatsApp prometeu introduzir há tempos mas até agora não o fez; o Viber já possui, mas convenhamos que o app perdeu bastante espaço nos últimos anos. Resta o FaceTime, exclusivo das soluções Apple e por causa disso mesmo o Duo já nasce multiplataforma: funciona em Android e iOS e não cria caso para interligar pessoas de plataformas diferentes.

duo-knock-knock

O recurso que talvez mais chame a atenção seja mesmo o Knock Knock: ao receber uma chamada o Duo já exibe uma prévia da transmissão antes mesmo de você atender, o que pode ser interessante para identificar quem está ligando à distância. Claro, a funcionalidade pode ser desligada nas configurações caso seja de seu agrado não começar a gastar banda logo de cara.

Só que você não precisa se preocupar muito com consumo de dados. Graças ao protocolo QUIC a latência das chamadas é bem menor do que o normal; ao corrigir as perdas de pacotes e otimizar a conexão o Google JURA que o Duo é plenamente utilizável até mesmo em 2G, o que eu sinceramente duvido (mas adoraria estar errado nesta). Claro, caso a velocidade esteja verdadeiramente uma caca a transmissão de áudio permanecerá, como numa chamada VoIP normal.

Meet Google Duo, a new way to video call

Como é de praxe o Duo será liberado paulatinamente; os usuários de iOS e Android nos Estados Unidos e alguns outros poucos países serão os primeiros a experimenta-lo a partir de hoje, demais localidades (Brasil incluso) receberão o app dentro das próximas semanas. De qualquer forma donos de aparelhos que rodam o robozinho verde já podem fazer o pré-registro na página do app, para serem notificados quando ele se tornar disponível por aqui.

Fonte: Google.

relacionados


Comentários