Meio Bit » Fotografia » Nikon D5000 no Dpreview

Nikon D5000 no Dpreview

15 anos atrás

Depois de colocar no ar um teste completo com a nova Canon EOS Rebel 500D, agora o Dpreview teve em mãos a concorrente direta do equipamento da Canon, a nova Nikon D5000. As duas câmeras são consideradas reflex digitais de entrada, ou seja, as mais baratas da categoria. Porém, ambas apresentam recursos que não as deixam muito atrás das irmãs mais velhas, consideradas semi-profissionais. A Nikon D5000 possuí como características básicas os 12.9 megapixels de resolução máxima, gravação de vídeos em alta definição, 11 pontos de autofocus, monitor LCD articulado de 2,7 polegadas, velocidade ISO variando de 200 a 3200, 4 fotos por segundo no modo contínuo (7 em RAW e 25 em JPEG fine) e conector para GPS externo (opcional).

Logo na introdução do teste, existe uma interessante comparação entre as especificações da D5000, da D60 e da D90 (câmera mais encorpada). Como disse no começo, a D5000 não fica muito atrás de sua irmã mais velha no quesito de recursos e, certamente, não vai ficar atrás quando o assunto for qualidade de imagem. Porém, podemos notar uma grande evolução em relação a sua antecessora, a Nikon D60. Coisas como o modo Breaketing, correção automática de aberração cromática e o modo Live view, não existem na D60. Evolução natural dos equipamentos que não deixa de refletir no preço final do produto. Outra coisa que sempre gosto de destacar nos equipamentos da Nikon é o design. Como essas câmeras são bonitas. Nunca tive uma Nikon em minha vida (embora um sonho antigo é ter uma FM 10 na estante), mas sempre admirei como é confortável ter uma em mãos.

O Dpreview, ao final, enumera diversos pontos positivos e alguns negativos. Entre os pontos positivos, temos a excelente qualidade de imagem (e por mim já podia parar por aqui), impressionante qualidade do ISO elevado, rápido autofocus, modo contínuo rápido, qualidade da gravação de vídeos e a duração da bateria. Como negativos são apresentados a necessidade de apertar múltiplos botões para se operar a câmera, o autofocus por detecção de contraste é muito lento, inexistência de motor de autofocus no corpo do equipamento e moderada resolução do LCD. Mas, no geral, um ótimo equipamento. Segundo o Dpreview as tecnologias herdadas na Nikon D90 garantem que ela seja um ótima opção para o fotógrafos amadores avançados, mas que não vão chegar a ser concorrentes, pois existem algumas características, como a durabilidade do obturador ou o motor interno de autofocus, em que a D90 ainda mantém a superioridade.

Veja a galeria de imagens da Nikon D5000

Veja o teste completo no Dpreview

relacionados


Comentários