Home » Games » Museu » Esperando o NES Classic? Considere este NESPi, com Raspberry Pi e mini-cartuchos!

Esperando o NES Classic? Considere este NESPi, com Raspberry Pi e mini-cartuchos!

Não aguenta esperar pelo NES Classic limitado da Nintendo? Considere o NESPi, um mini NES baseado no Raspberry Pi com mini-cartuchos funcionais!

3 anos atrás

Laguna_RPi_mini_NES_cartridge

Os cartuchos desse mini NES são etiquetas NFC e funcionam! (crédito: Raspberry Pi Forum)

No anúncio do NES Classic, muita gente torceu o nariz pelo facto de o mini-console da Nintendo não possuir suporte a controles USB. O NES Classic também não agradou àqueles que reclamam de o mini-console não estar aberto, oficialmente, à inclusão de mais que os 30 jogos que o acompanharão.

Para aqueles que não gostam dessas limitações nem querem esperar até novembro, um sujeito chamado Daft Mike realizou o desejo de um mini NES como a Nintendo deveria ter feito. Usando um Raspberry Pi, um leitor de etiquetas NFC, uma impressora 3D e muito tempo livre.

Laguna_mini_NES_RPi

Mike construiu esse mini NES com mini-cartuchos funcionais. Isso mesmo: você coloca o mini-cartucho e o console carrega o jogo. Ou quase.

O truque tecnológico está no uso do NFC: os cartuchos nada mais são que etiquetas NFC que apontam para as ROMs correspondentes, armazenadas no cartão de memória interno. Também temos mini-controles USB funcionais. Aliás, como réplica é bem fiel.

Laguna_mini_NES_with_Mario_inside_peq

Em cima, o NES original. Embaixo, o mini NES com RPi.

Detalhe: como o Raspberry Pi não roda apenas emulador de Nintendinho, Mike fez mini-cartuchos apontando Pokémon Blue e Pokémon Red, os jogos mais populares do Game Boy.

Laguna_mini_NES_Pokemon_Blue_and_Red_peq

Mais detalhes no blog do Daft Mike. E no vídeo abaixo.


daftmike — Raspberry Pi Mini NES Classic Console

O nobre colega Matheus “Toad Geek” Gonçalves conversou com Mike sobre a possibilidade de esse projeto ser disponibilizado comercialmente.

Laguna_Toad_and_Daft_Mike_on_Twitter

É, parece que Daft Mike pretende, no futuro, vender kits para montarmos o Nintendinho em casa. Vamos adorar!

Fonte: Kotaku UK.

relacionados


Comentários