Mercedes apresenta caminhão elétrico mas não entendeu ainda a Tesla

Mercedes-Benz Trucks; Urban eTruck; Elektro-Lkw; Weltpremiere; Elektromobilität; modulares Batteriekonzept; Verteilerverkehr ; Mercedes-Benz Trucks; Urban eTruck; Electro-Lkw; world premiere; electric mobility; modular battery concept; distribution;

É contraditório mas nada é mais conservador do que a indústria automobilística. Em 2016 a maioria dos carros não tem espaço para encaixar um smartphone. Quantos vêm de fábrica com uma tomada USB de carga no painel? No Top Gear era comum supercarros de centenas de milhares de dólares com sistemas de GPS arcaicos comparados com qualquer iPhone.

Quando Elon Musk avisou que a Tesla iria expandir seus interesses para outros veículos, incluindo carga a Mercedes correu para avisar que também estava trabalhando nisso, e divulgou o Urban eTruck.


AutoPressNet — Mercedes-Benz Urban eTruck

Ok, legal, a Mercedes tem um caminhão elétrico. Estão propondo para uso urbano, e o silêncio seria muito, muito bem-vindo, mas acaba aí a modernidade. O tal caminhão, com capacidade de 26 toneladas só vai começar a ser produzido no começo da década de 2020.

E piora. Eles pegaram um chassis existente e adaptaram a unidade de propulsão elétrica. Não é nada projetado do zero. A autonomia? 200 km, o que para um veículo de carga é uma piada. Duvido que um caminhão em uma cidade de tamanho razoável ante menos que isso por dia. E caminhões de entrega não podem se dar ao luxo de passar horas parados enquanto abastecem.

Não há estimativa de preço, mas provavelmente será bem caro. A perspectiva mais razoável é que ele nunca chegará às ruas. A parte ruim é que a Tesla terá, de novo, que gastar tempo e dinheiro convencendo o consumidor que a alternativa elétrica não é ruim, ruim eram as implementações da concorrência.

Fonte: The Verge.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples