Home » Mobile » Apenas lindo: Adobe e NVIDIA simulando tinta em 3D

Apenas lindo: Adobe e NVIDIA simulando tinta em 3D

Simular pincel todo tablet decente faz, mas simular a TINTA em 3D, dando volume às camadas? Foi feito pela primeira vez pela Adobe e NVIDIA e quer saber? Ficou maravilhoso.

3 anos atrás

vlcsnap-error396

Uma das características que torna uma pintura algo único e diferente de uma fotografia (falo arte de verdade não aquele lixo modernista que qualquer idiota faz jogando balde de tinta em telas ou enfiando ovos na perseguida) é a textura.

Esquecemos constantemente que tinta é algo que se solidifica, o resultado não é necessariamente bidimensional. Grandes artistas usavam isso para aprimorar sutis jogos de luz e sombras. E parte da explicação de porquê a Mona Lisa parece sempre estar olhando pra gente.

Até hoje isso não era simulado em pintura digital: tablets simulavam o traço do pincel mas só em duas dimensões. Agora a Adobe se uniu à NVIDIA e criou o Projeto Wetbrush, que simula pintura a óleo em tempo real. A explicação detalhada você pode ler no paper Wetbrush: GPU-based 3D Painting Simulation at the Bristle Level, é muito legal, eu li e reconheci várias das palavras.

Quer ver o bicho em ação? Bote o vídeo abaixo em Full HD e aprecie.


Project Wetbrush - Adobe, nVidia Collaborate on World’s First Real-Time 3D Oil Painting Simulator

Uma pena que sou incapaz de desenhar até aquelas casinhas de psicotécnico então só me resta apreciar de longe.

Fonte: TechMuse.

relacionados


Comentários