Meio Bit » Arquivo » Games » Sony não parece tão disposta a permitir cross-play entre PS4 e Xbox One

Sony não parece tão disposta a permitir cross-play entre PS4 e Xbox One

Silêncio da Sony sobre cross-play entre PS4 e Xbox One em Rocket League indica que a empresa não está tão interessada no recurso quanto se pensava

8 anos atrás

rocket-league

Houve uma época em que escolher um console era um compromisso assumido para com o mesmo e a empresa responsável. Quem viveu os anos 1990 se lembra da guerra Sega vs. Nintendo, que chegou a dividir o mercado de videogames exatamente no meio entre as duas companhias. Jogadores vestiam a camisa e defendiam seus sistemas com unhas e dentes, tal qual torcidas organizadas de times de futebol.

Mas isso é passado. Hoje em dia os jogadores gostariam muito de curtir seus games com o maior número de amigos possível, mesmo os que escolheram sistemas diferentes. A indústria percebeu isso e vez ou outra vemos algumas interações cross-platform play, mas até o momento isso se mantém entre produtos de uma mesma família, salvo algumas exceções.

As coisas começaram a mudar alguns anos atrás, quando Portal 2 foi lançado com a possibilidade de unir os jogadores do PS3 e do Steam. Foi uma jogada de certeira da Sony e da Valve, pela primeira vez um game permitia multiplayer entre plataformas completamente distintas, inclusive de fabricantes diferentes. Nos anos seguintes a companhia japonesa explorou a funcionalidade permitindo que donos de PS4, PS3 e PS Vita pudessem jogar entre si.

A Microsoft, por outro lado sempre se manteve ao largo. Na geração passada ela tentou enfiar o Games for Windows Live goela abaixo dos jogadores de PC, mesmo os de Steam e nunca deixou os mesmos curtirem uma jogatina online com a turma do Xbox 360. Porém, recentemente ela abriu uma nova janela ao introduzir o cross-platform play no Xbox One. Problema: apenas o Windows 10 e tão somente seria beneficiado. Nem o Steam entrou na brincadeira.

street-fighter-v

A Sony por outro lado começou a ver que havia a possibilidade de permitir que os jogadores de PC e PS4 pudessem interagir mais entre si, e passou a liberar o recurso de multiplayers entre plataformas conforme as desenvolvedoras julgassem necessário. War Thunder, um excelente simulador de WWII é um dos mais democráticos, ao permitir que jogadores do console da Sony, PC, Mac e Linux se enfrentem em combates aéreos e terrestres desenfreados.

Notou a falta do Xbox One? Pois é.

A Microsoft, em sua teimosia de manter o jardim murado de seu cross-platform bem alto e somente permitir suas plataformas conversando entre si lhe custou diversos lançamentos recentes. Street Fighter V foi uma das perdas mais sentidas: a Capcom desde o início deixou claro que o game permitiria que lutadores de todo o mundo, independente da plataforma adotada seriam capazes de se enfrentar, Redmond disse "não", insistindo em somente conectar Xbox One e Windows 10 e por causa disso, a desenvolvedora japonesa se recusou a lançar o game para o console.

A Square Enix privou o Xbox One de receber Final Fantasy XIV pelo mesmo motivo.

overwatch

Outras desenvolvedoras preferiam engolir um tremendo sapo a perder vendas. A Blizzard, que tinha planos para permitir que Overwatch contasse com cross-play entre consoles de mesa teve de se contentar em blindar cada um na sua a perder os potenciais compradores do Xbox One. Os jogadores de PC não foram conectados por um simples motivo, a desenvolvedora sabe muito bem que quem joga com teclado e mouse possui vantagens contra quem está com joysticks, logo não está dada a permitir desvantagem para quem está no console.

Porém as coisas começaram a mudar recentemente. A Psyonix revelou que possui a capacidade de introduzir cross-platform play em Rocket League, o game de futebol entre carros que se tornou um verdadeiro fenômeno em apenas um ano. Originalmente lançado para computadores e PS4, ele recentemente chegou ao Xbox One e a desenvolvedora afirmou com todas as letras ser capaz de conectar os consoles da Microsoft e da Sony.

Surpreendentemente Redmond, que aceitou estar fazendo caca reconheceu que a funcionalidade será bem-vinda, não impondo obstáculos para sua implantação. E semana passada a Psyonix declarou que está tudo pronto, bastando apenas um sim da Sony.

Passada uma semana, o silêncio permanece.

Na época a Sony declarou que "está sempre aberta para conversas com desenvolvedoras e distribuidoras" interessadas no recurso, sem mencionar uma vírgula sobre a Microsoft. Embora comemorada, a nota deixa bem claro que a empresa japonesa endossa sim a funcionalidade, mas não deixou claro entre quais plataformas. Para todos os efeitos vale a regra atual, que contempla apenas PS4, PS Vita e computadores. Nada de Xbox One.

gwent-the-witcher-card-game

Rocket League não é único na fila. A recente mudança de posição da Microsoft incentivou a Square Enix e reconsiderar o lançamento de FFXIV no Xbox One e até a Capcom cogita rever sua decisão sobre SFV. A CD Projekt Red também tenciona lançar Gwent: The Witcher Card Game com a possibilidade de todos os jogadores se enfrentarem e a Blizzard também considera atualizar Overwatch para o mesmo fim.

O único empecilho é a Sony. Mas por que ela não se manifesta a respeito?

O mais provável é que conectar jogadores de PS4 e Xbox One não é economicamente vantajoso para a empresa. Isso incentivaria uma maior adoção do Xbox One em detrimento de seu próprio console, até porque a plataforma da Microsoft caiu novamente de preço e custa apenas US$ 249 nos Estados Unidos. Permitir que o mesmo game possa ser curtido entre plataformas poderia resultar em maior procura pela plataforma rival, que hoje custa entre 50 e 100 dólares a menos.

Reduzir a vantagem sobre o Xbox One, que hoje gira em torno de dois consoles seus para um da rival não parece algo que a Sony está disposta a permitir.

Enfim, resta aguardar por um posicionamento oficial da Sony, se ele vier em algum momento. Pode ser hoje, pode demorar ou pode nem vir, com a empresa preferindo permanecer no silêncio e deixar tudo como está. É claro que eu adoraria enfrentar adversários em Overwatch que possuem o Xbox One, o mesmo vale para Street Fighter V e Rocket League, mas se a Sony não der o aval (e pelo andar da carruagem ela não parece disposta a isso) nada mudará.

Fontes: IGN e Kotaku.

relacionados


Comentários