Meio Bit » Arquivo » Games » Seria o Nintendo NX um tablet nVidia com joysticks destacáveis, e que pode ser ligado na TV?

Seria o Nintendo NX um tablet nVidia com joysticks destacáveis, e que pode ser ligado na TV?

Novo rumor descreve o Nintendo NX como tablet equipado com o Tegra da nVidia, tendo controles destacáveis e, além disso, poderia ser ligado no televisor por meio de um dock HDMI. Supondo que o rumor seja verdadeiro, tal console híbrido rodaria realidade virtual? Muito provavelmente não.

8 anos atrás

Laguna_Nintendo_NX_fake_Logo_peq

Até o momento, o Nintendo NX é um verdadeiro mistério. Em 2017 ele promete ser a tábua de salvação da Big N ou um fiasco ainda maior que o Wii U, mas até o momento a japonesa não liberou nenhuma informação oficial.

Tudo corre em um segredo industrial nunca visto. Nesses tempos onde qualquer peça obscura chinesa é aclamada como de um próximo iPhone, a Nintendo sabe mesmo como guardar segredo sobre o NX. O que temos no momento é mais dois rumores. Dois rumores bem interessantes.

Laguna_Nintendo_NX_rumor_concept

Conceito do que supostamente seria o Nintendo NX (crédito: EuroGamer)

O primeiro rumor é sobre o conceito do console em si: a princípio o Nintendo NX seria um console portátil que poderia ser conectado ao televisor através de um dock HDMI. Esse tablet NX teria entrada para cartuchos, como já especulado antes, por questões de desempenho. Nada de discos ópticos como Blu-ray ou seu sucessor.

O suposto Nintendo NX do rumor seria constituído basicamente por um tablet com controles destacáveis. Onde o tio Laguna já viu esse conceito antes?

Laguna_Razer_Edge_Windows_peq

Gente, calma, é montagem!

Ah, sim, foi no caríssimo Razer Edge, um tablet x86 de 999 dólares que roda uma versão completa do Windows 8 e possui uma GeForce GT 640M LE como GPU. E por falar em processador gráfico da nVidia, o segundo rumor seria sobre o hardware interno do Nintendo NX.

Os primeiros rumores de uma suposta e inédita associação entre a Nintendo e a nVidia datam de 2010, quando tais rumores apontavam que o Nintendo 3DS utilizaria um Tegra. Não, não foi o que aconteceu: a Nintendo utilizou na linha 3DS processadores ARM customizados por ela mesma. Sim, a Nintendo possui licença de customização para processadores ARM, tal qual a Apple, Qualcomm ou nVidia.

Segundo o mesmo EuroGamer que espalhou os falsos rumores do 3DS com Tegra no passado, o Nintendo NX não usaria o tradicional hardware da AMD utilizado nos concorrentes PlayStation 4 e Xbox One. Um NX portátil supostamente seria equipado com um Tegra, o SoC ARM da nVidia.

E é aí que temos um problema: a nVidia já tem um console. E o Tegra X1 que equipa o Shield está um pouquinho longe de ter um desempenho gráfico comparável ao do PS4 e Xbox One.

Enquanto a GPU do PS4 atinge 1,84 teraflop/s; o desempenho gráfico do Tegra X1 é de 512 gigaflop/s. A solução, segundo o rumor?

Laguna_Tegra_K1_64_bits_die

Um novo Tegra a caminho. A Nintendo usaria no NX um suposto Tegra X2 ainda não-revelado.

Por mais que o tio Laguna seja otimista, um Tegra X2 teria que ser litografado a no máximo 16 nm (14 ou mesmo os 10 nm da TSMC seria mais desejável) e ter mais núcleos CUDA que o X1. Basicamente uma versão mobile do que temos no Drive PX2. E nem estamos a considerar o processador central, embora um ARM Cortex-A72 quadcore atual possa ultrapassar a CPU do Wii U sem dificuldade. Isso se a Nintendo pensar na retrocompatibilidade.

Somando todas essas considerações minhas, especulo que talvez o NX chegue com desempenho gráfico pouco melhor que o do Xbox One, por volta do 1,5 Tflop/s. Mas a CPU de um NX assim estaria pouco abaixo que a do XBO. Lembrando que a CPU do XBO é apenas pouco mais potente que o Cell do PS3.

E temos a questão da portabilidade: qual seria o tamanho da tela desse tablet? O tio Laguna chuta um LCD de 6 a 8″, provavelmente apenas qHD (540) ou HD (720p) para poupar bateria. A ótima tela do Wii U GamePad tem 6,2 polegadas e é LCD com resolução FWVGA (480p), embora não tão fantástica quanto a do Vita (OLED 5″, 960 × 544).

Autonomia? A Nintendo provavelmente usaria uma bateria bem grande, então o tal NX tablet não será tão fino quanto os iPads dos sonhos molhados de Jony Ive.

Online na rua, o tablet NX usará somente Wi-Fi ou terá versão 4G? Conectividade nunca foi o forte da Nintendo, talvez só Wi-Fi mesmo.

Laguna_Nexus_9_oficial

Nexus 9 de 2014 usava o nVidia Tegra K1

Dá para termos realidade virtual num suposto Nintendo NX tablet com todos esses detalhes técnicos?

Não, o patamar mínimo da realidade virtual com gráficos de oitava geração é de 4 Tflop/s. Uma Radeon RX 480 sozinha custa US$ 199 e entrega 5 teraflop/s. Por uns 400 a 500 dólares, o Project Scorpio da Microsoft promete entregar 6 Tflop/s.

Como desde o Wii a Nintendo não preza mais pelo poderio gráfico em relação aos concorrentes e ela precisa vender o NX por volta dos 300 dólares, usar um suposto Tegra X2 num tablet NX poderia fazer sentido sim. Os tablets ARM têm um mercado dominado por iPads e seus clones, um tablet gamer com uma senhora marca Nintendo a preço competitivo seria bem-vindo.

Particularmente acho absurdo a Nintendo partir para um NX tablet, prefiro um console de mesa tradicional e que possa competir contra PS4 e XBO. Só que a ideia de um Nintendo NX como tablet nVidia não deixa de ser tecnicamente viável. Se o rumor vai ser real, só saberemos quando a Nintendo revelar o novo console.

Leia também:

relacionados


Comentários