Meio Bit » Indústria » Elon Musk Anuncia seu Plano-Mestre — a boa notícia: você vai andar de Tesla

Elon Musk Anuncia seu Plano-Mestre — a boa notícia: você vai andar de Tesla

Elon Musk divulgou a segunda parte de seu Plano-Mestre de Dominação Mundial, e é mais ousado do que imaginávamos. Melhor: a primeira parte foi realizada com total sucesso.

8 anos atrás

dlY3FuM

Elon Musk pode não ser um Cilônio (ainda não há consenso) mas é claramente um admirador, e nem falo por causa da estátua (espero que seja) de um desses robôs malignos que decora a fábrica da SpaceX. Ele herdou de seus futuros Overlords mecânicos o dom de planejar a longo prazo.

Ontem ele divulgou parte desse plano. Coloque pra tocar o tema da Caprica Six e acompanhe o que este sujeito que só não é um vilão de James Bond por falta de James Bond planeja para a Tesla.

Elon Musk não é burro. Ele sabe que no papel o projeto da Tesla era uma bela roubada. Em suas próprias palavras:

Até 2016 o número de empresas automobilísticas americanas que não faliram atinge o total de duas: Ford e Tesla. Abrir uma empresa automobilística é idiota, e uma empresa de carros elétricos é idiota ao quadrado.”

Por isso o plano original dele:

1 — Criar um carro exclusivo, com poucas unidades, que necessariamente seria caro — foi o Tesla Roadster, criado para chamar atenção, com um chassis Lotus, mais um demonstrador de tecnologia que um Tesla real

2 — Usar o dinheiro desse carro pra produzir um modelo mais em conta e mais barato — foi o Tesla S e suas variantes.

3 — Usar o dinheiro do Tesla S para criar um carro acessível, em grandes quantidades — é o Tesla 3.

4 — Prover energia através de fazendas solares.

O plano de Musk é enganosamente simples: ele quer criar um mercado e dominar os insumos que aquele mercado consome. É como se ele plantasse maconha vendesse barato e ao mesmo tempo comprasse ações da Doritos e do Pizza Hut.

Só que esse foi o Master Plan 1, que ele publicou em 2006.

Agora vem o Master Plan 2 — A Missão, onde Musk detalha os próximos 10 anos da Tesla.

Um dos projetos é criar um produto que facilite a produção doméstica de energia solar. Hoje isso envolve uma fortuna e uma obra imensa, 100% das unidades solares domésticas não se pagam. As de aquecimento solar são excelentes, deveriam ser obrigatórias. Já as células geradoras de energia? Nah.

Musk quer unificar sua tecnologia do PowerWall, aquela bateria doméstica, com as células solares baratas da Solar City, outra empresa que adquiriu e criar um produto único e completo. Um pedido, uma instalação, um app de celular controlando tudo.

Só isso já consumiria a produção da GigaFactory, mas ele pretende abrir várias outras, afinal não vai vender baterias só para carros e casas. Musk quer levar a tecnologia Tesla para a maior parte dos meios de transporte terrestres.

the-homer-inline4

Além do Tesla S, do Tesla X e do Tesla 3, ele pretende criar um SUV compacto e uma pickup, mas não um Tesla Popular. Nada de MuskWagen, não senhor, mas há um motivo para isso.

Ano que vem ele vai mostrar dois novos projetos: o Caminhão Tesla e o Ônibus Tesla. O Caminhão irá diminuir muito os custos de transporte de cargas, sistemas de recuperação de energia nas frenagens e painéis solares nas carrocerias aumentarão em muito a autonomia. De quebra a profecia d'Os Simpsons se realizará:

image9_large

O Piloto Automático dos teslas aliviará muito a vida dos motoristas, mas isso é só o começo. Musk quer que ele seja usado nos ônibus.

O Busão Tesla será menor, mais compacto e sem motorista, ou no máximo ele se tornará um supervisor, não um condutor. O objetivo é que os ônibus se coordenem, a movimentação em harmonia eliminará boa parte dos engarrafamentos, sumindo com o efeito-sanfona inercial que faz com que o último carro da fila demore muito mais a se mover do que o primeiro.

Agora o filé — Autonomia e Confiabilidade.

Musk planeja que os Teslas sejam 100% autônomos e com capacidade para continuar funcionando mesmo que qualquer um dos componentes individuais apresente falha. 100% de autonomia significa que você pode ir no banco de trás e o carro se vira, não é o piloto automático atual que quando se confunde pede ajuda ao motorista.

Você poderá chamar seu Tesla de qualquer lugar: é o fim dos flanelinhas, salta na porta do Shopping e manda o bicho procurar vaga na rua. Na hora de ir embora, chama pela celular e pronto.

Isso leva a ponto final: manja o Uber? Que tal você ser motorista do Uber, sem dirigir? Musk quer o Tesla Share, um serviço onde você coloca seu carro para transportar passageiros enquanto você está no trabalho, ou de férias. Um carro normal é usado entre 5% e 10% do dia. Ao invés de ficar parado ocupando espaço, ele está na rua ganhando dinheiro, ao contrário do inútil do seu cunhado.

É uma proposta ousada? É quase Jetsons? Com certeza, mas em dez anos Elon Musk construiu do zero um programa espacial, e transformou carros elétricos de brinquedo de ecochatos endinheirados e piada para amantes de carros de verdade em máquinas futuristas altamente desejáveis possantes e velozes.

O meio mais rápido de chegar no futuro é com um foguete, e Elon Musk tem um.

relacionados


Comentários