Emanuel Laguna 8 anos atrás
O mês de junho foi o mês da E3. Modéstia à parte, o MeioBit cobriu bem o evento mesmo não tendo correspondentes in loco.
Apesar de os gamers mais hardcore representarem apenas uma pequena parcela dos consumidores, vejamos o impacto da E3 2016 na venda de jogos no varejo do segundo maior mercado de games do mundo.
ARRECADAÇÃO DAS VENDAS DE GAMES NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Período → | junho (2015) | junho (2016) | Diferença |
Jogos de consoles (inclui Xbox Live e PSN) | US$ 402,7 milhões | US$ 322,0 milhões | – 20% |
Jogos de PC (inclui Steam) | US$ 34,8 milhões | US$ 27,8 milhões | – 20% |
Hardware | US$ 313,1 milhões | US$ 181,5 milhões | – 42% |
Acessórios | US$ 129,1 milhões | US$ 120,9 milhões | – 6% |
TOTAL: | US$ 878,7 milhões | US$ 652,2 milhões | – 22% |
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Pela primeira vez, o NPD Group inclui na arrecadação geral as vendas por download das três principais lojas digitais, PSN, Steam e Xbox Live. Tais lojas só forneceram dados gerais, ainda não dá para saber que editora ou jogo se sobressaiu na arrecadação desta ou daquela loja. Outro aspecto a considerar: o NPD Group não obteve dados de outras lojas digitais relevantes como eShop, Battle.net, Origin e Uplay.
De qualquer forma, podemos notar que a venda de consoles foi duramente afetada pela E3 2016: o anúncio (precoce?) dos novos consoles da Microsoft dia 13 de junho teve grande impacto na arrecadação de hardware.
Queda de 42% na arrecadação das vendas de consoles. Lembrando que o atual Xbox One teve duas quedas de preços: desde 31 de maio o modelo básico sem Kinect custava 299 dólares (era US$ 349) e logo após o anúncio o valor foi para 279 dólares.
A seguir, o ranking de vendas no varejo entre os dias 29 de maio a 2 de julho de 2016, de acordo com o NPD Group:
Ranking de arrecadação nos Estados Unidos em junho de 2016 (considerando não só o software avulso vendido em mídia física como também os jogos vendidos na PSN, Steam e Xbox Live)
Notaram uma ausência? Com a inclusão das vendas digitais, o NPD Group vai divulgar uma situação geral da arrecadação das vendas de cada jogo no ranking. Ou seja: aparentemente não mais divulgará a plataforma onde este ou aquele jogo vendeu mais e nem mesmo o número de unidades vendidas do software.
Esta foi uma das poucas novidades: os únicos lançamentos de junho entre os jogos listados foram o Mirror’s Edge: Catalyst (lançado dia 7) e LEGO Star Wars: The Force Awakens (dia 28).
Com relação aos consoles, o PlayStation 4 venceu mais uma vez: desde novembro tem sido invicto. Todas as fontes consultadas colocam o console da Sony como líder de junho nos EUA. Com 32 meses desde o lançamento, as vendas combinadas do PS4 e Xbox One superam em 40 por cento as do PS3 e Xbox 360.
VENDAS DE HARDWARE NOS ESTADOS UNIDOS | |||
Plataforma | abril (2016) | maio (2016) | junho (2016) |
PlayStation 4 | 175.000 unid | 207.300 unid | dados indisponíveis |
Xbox One | 168.000 unid | 107.100 unid | dados indisponíveis |
(New) Nintendo 3DS | 75.000 unid | 88.000 unid | dados indisponíveis |
Wii U | 32.000 unid | 25.300 unid | dados indisponíveis |
PS3 | dados indisponíveis | dados indisponíveis | dados indisponíveis |
Xbox 360 | dados indisponíveis | deixou de ser fabricado | — |
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Fontes: Games Industry, IGN US, NeoGAF e Venture Beat.
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