Meio Bit » Arquivo » Games » Quando Sony e Nintendo disseram não à Microsoft

Quando Sony e Nintendo disseram não à Microsoft

Um dos responsáveis pela criação do Xbox fala sobre as parcerias propostas pela Microsoft à Sony e à Nintendo, mas que foram rechaçadas e acabaram fazendo com que a empresa americana se tornasse uma fabricante de consoles.

8 anos atrás

xbox

A Microsoft pode até estar sofrendo bastante na atual geração de consoles, mas acredito que isso não sirva para minimizar a importância da empresa na indústria ou mesmo o impacto que ela causou quando decidiu se tornar uma fabricante.

O que nem todos sabem é que por pouco a história poderia ter sido bem diferente e curiosamente os responsáveis por hoje a Gigante de Redmond ser dona de uma boa fatia desse mercado foram justamente os executivos das suas grandes concorrente, a Sony e a Nintendo.

Isso porque antes de lançar o primeiro Xbox, lá em 2001, a empresa americana tentou fazer uma parceria com os japoneses e quem revelou mais alguns detalhes sobre essas conversas foi Ed Fries, um dos principais nomes responsáveis pela “caixa”.

Quando começamos a pensar em fazer o Xbox, nós nos encontramos com a Nintendo. Sentamos com Satoru Iwata e com outros e dissemos, ‘isso é o que queremos fazer, podemos ser parceiros? Podemos trabalhar juntos nisso?’ E basicamente eles disseram não.

Segundo Fries, a proposta feita por eles dizia respeito a deixar que a BigN ficasse responsável pelo hardware, enquanto eles fariam o sistema operacional e cuidariam da parte online. Diante da negativa, o próprio Bill Gates se reuniu com executivos da Sony e fez a mesma oferta, mas novamente eles não obtiveram sucesso.

Já sobre a história de que a Microsoft teria tentando comprar a Nintendo, Fries disse que isso nunca teria sido discutido internamente e que se aconteceu, nunca chegou ao seu conhecimento. De qualquer forma, parece evidente que o insucesso nas parcerias incitou a Microsoft a entrar para a indústria de games, mesmo sabendo que provavelmente eles perderiam dinheiro num primeiro momento.

Tentar imaginar o que poderia ter saído dessa aproximação é um pouco difícil, mas no caso da Nintendo, acho que os consoles da empresa poderiam no mínimo ter recebido uma rede muito mais robusta do que temos inclusive hoje, fazendo com que um dos principais pontos fracos do Wii e do Wii U nunca tivessem existido.

Porém, desconfio que não seria muito bom se tivéssemos apenas duas fabricantes no mercado, mas ainda assim não deixa de ser interessante pensarmos que tanto a Sony quanto a Nintendo acabaram alimentando um monstro que logo depois viria lhes perseguir.


Microsoft Tried Partnering With Nintendo and Sony Before Making Xbox - IGN Unfiltered

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários