Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Primeira câmera HDR do mundo

Primeira câmera HDR do mundo

15 anos atrás

Semana passada tivemos o lançamento oficial da nova câmera da Pentax, a K7. As especificações do equipamento já mostram que é uma câmera voltada para o amador avançado e nos apresenta diversas características surpreendentes, como a boa construção do corpo e o vedamento contra água e poeira. Porém, o que vem chamando a atenção de todos os sites de reviews estrangeiros é o modo HDR da câmera. O equipamento é o primeiro no mundo a executar o processamento de uma imagem HDR internamente.

A câmera possuí um modo Bracketing que trabalha com 3 ou 5 imagens com a variação de +/- 2 pontos de compensação de exposição. Depois que as imagens são capturadas, a câmera leva cerca de 10 segundos para montar o HDR final. Mas, para quem ainda gosta de fazer o trabalho totalmente manual, a câmera captura as imagens de modo normal e pode salvá-las em Adobe DNG RAW que é compatível com todos os programas de edição de HDR.

Para quem não conhece, o High Dynamic Range (HDR), consiste em mesclar imagens com diferentes valores de exposição. Inicialmente, ele foi inventado para dar conta de situações onde a fotometria normal não dava conta de gerar uma imagem satisfatória. Geralmente cenas onde predominam áreas com muita luz e outras com pouca luz. Mas, logo depois, os fotógrafos começaram a notar que a ferramenta também oferecia ótimos resultados artísticos. O site Adorama fez uma pequena resenha sobre a função HDR da Pentax K7 e mostra alguns resultados obtidos com a câmera.

Como já tinha dito em outros textos, a indústria fotográfica está necessitando de novas fronteiras para poder atrair os consumidores. Quase tudo já foi inventado e colocado em prática. Qualquer nova opção deve ser avaliada e valorizada. Com certeza os concorrentes vão copiar mais essa funcionalidade nas próximas gerações de câmeras.

pentax k7

relacionados


Comentários