Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nada de emoji de rifle em seu Android; Apple e Microsoft dizem não

Nada de emoji de rifle em seu Android; Apple e Microsoft dizem não

Graças à influência da Apple sobre o Unicode Consortium, emojis com armas de fogo são banidos do padrão e não aparecerão no Android ou Windows Phone.

8 anos atrás

rifle-emoji-ban

Que a internet vive tempos sombrios já sabemos. Essa geração do merthiolate que não arde não suporta nada que venha a ferir seus olhinhos delicados, não aceitam a realidade cruel e desejam que tudo seja resolvido na base da mágica, de preferência sem que tenham de levantar um dedo para isso.

Os SJWs de plantão são o melhor exemplo. Qualquer que seja a bandeira eles não querem resolver nada e sim apenas mascará-lo, colocar um paninho em cima, varrê-lo para debaixo do tapete. Isso quando se auto-sabotam e adotam posturas tão preconceituosas quanto dos grupos que dizem se opor, como dizer que a Zoe Saldaña “não é negra o bastante” para interpretar Nina Simone. Se viva fosse a Diva teria vergonha dessa gentinha.

O problema das armas é similar. Os sofativistas não desejam acabar com elas, não se preocupam sequer com o tanto de jovens negros que morrem todos os anos nas mãos da polícia em São Paulo (não estou brincando). Como George Carlin dizia, essa gente só está preocupada em se sentirem incomodados no futuro, com seu próprio mundinho de fantasia. Eles não querem que o problema desapareça, e sim que ele suma de sua vista.

Desses o maior de todos é a Apple. Que a maçã é a companhia mais carola do planeta não é novidade, Steve Jobs decidiu que pr0n não tem vez em sua plataforma e até mesmo Hugh Hefner teve que abaixar a cabeça, preferindo vender a Playboy no iOS sem coelhinhas peladas do que não vender nada. Ela recusa games que reproduzem batalhas histórias ou que trazem símbolos reais hoje controversos, mesmo estando perfeitamente contextualizados. Se foge às regras, não entra e pronto.

A mais nova presepada sofativista da Apple no entanto não se restringe à seu próprio quintal. Como membro do Unicode Consortium, ela possui poder de veto para decidir quais emojis serão introduzidos e quais serão barrados. Microsoft, Google, Adobem, Oracle, IBM, Yahoo!, Facebook , Huawei e SAP também possuem os mesmos poderes que Cupertino sobre o padrão.

Pois bem: o Unicode 9.0, que traz uma série de novos emojis e está pronto para ser introduzido nos dispositivos móveis nos próximos meses já teve um item derrubado de cara: a Apple barrou o pictograma de rifle, dizendo que não o suportaria em suas plataformas. A Microsoft teria se manifestado da mesma forma e como ambas possuem poder de veto, o rifle caiu. E por se tratar de um padrão ele não será disponibilizado em nenhuma plataforma; nem iOS 10, nem Android N, nem Windows 10 Mobile ou teclados de terceiros que atendem às normas para usar os emojis. Ele estará disponível no banco de dados do Unicode Consortium e tão somente.

Vale mencionar que Cupertino e Redmond foram as únicas que se manifestaram contra a inclusão do emoji, as outras não viram problemas mas como a decisão deve ser unânime, não puderam impedir a remoção.

Ele não foi o único: o emoji de Pentatlo também foi banido simplesmente porque uma das modalidades do esporte é tiro:

penthatlon-emoji

A Apple conseguiu ser mais floquinha de Tumblr que um bando de desocupados que desejam banir o emoji de revólver, que por sinal continua lá por enquanto (EDIT: não mais). Ao mesmo tempo a maçã não vê nenhum problema em outros como ?, ⚔ ou ?, e também finge que não possui uma série de apps em sua lojinha que exibem armas:

apps-with-guns

É ridículo, a Apple e a Microsoft estão bancando o corno que pega a mulher com o amante no sofá e vende o sofá; ela tem tanto medo de ficar feia na foto que cede à pressão de uma galera que deseja o fim das armas da maneira mais ridícula, banindo caracteres. É igual a campanha de desarmamento que só desarma a população mas finge que o traficante não possui armamento potente o bastante para derrubar helicópteros (sim, é uma AT4), pois ninguém quer subir o morro.

charlton-heston-nra

No fim essa galera não pretende bater de frente com a NRA, uma das principais defensoras dos direitos aos donos de armas a quem quer que seja nos EUA, e por enquanto o mote da associação eternizado por Charlton Heston continua de pé: Só tirarão as armas dessa gente “de suas mãos frias e mortas”. Enquanto vivos, com leis de controle rígidas e combate ferrenho ao fornecimento de armamento a criminosos?

“Nah muito trabalho, vamos ficar só com os emojis e tá bom, com o tempo o problema some…”

Fonte: Buzzfeed.

relacionados


Comentários