Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Analógico × Digital — uma pequena comparação

Analógico × Digital — uma pequena comparação

Que tal a possibilidade de poder comparar o analógico com o digital na fotografia? Foi isso que aconteceu com o fotógrafo Peter Walker.

8 anos atrás

A maior parte dos leitores do MeioBit não passou por isso, mas quando a fotografia digital surgiu, a polêmica entre os fotógrafos foi grande. Duas coisas influenciaram essa polêmica. A primeira foi o preço exorbitante dos equipamentos. Poucos fotógrafos tinham capacidade de migrar para o novo sistema sem ter que vender a alma para o Diabo. Porém era uma pressão, pois os clientes queriam ter a novidade em seus eventos (mais ou menos como a filmagem em 4K hoje). Muita gente investiu nas prosumers (câmeras compactas com recursos avançados) e a quantidade de profissionais trabalhando com as Sony F707 (e depois a F808) foi gigantesca.

O segundo ponto foi a qualidade baixa dos primeiros equipamentos. Criou-se a verdade absoluta de que o filme fotográfico possui uma qualidade superior ao digital. E esse mantra ainda é repetido por vários profissionais que conheço. Todo mundo já está fotografando com digital, mas todos ficam lembrando os bons tempos do filme. Eu não tenho saudade nenhuma. O digital veio para facilitar muito as coisas, na verdade criamos até uma nova linguagem. Impossível trabalhar da forma como trabalhamos hoje sem acesso a sensibilidades altas e a possibilidade de controlar todo o processo. Mas, o saudosismo sempre fica.

O fotógrafo Peter Walker teve a chance de fazer uma comparação bem bacana. Em 2001 ele esteve na plataforma de observação do Empire State Building em Nova Iorque e teve a oportunidade de fazer a foto abaixo. Ele utilizou uma Hasselblad 205FCC com uma lente de 110 milímetros Planar (equivalente a 70 milímetros no sistema 35 mm) e um positivo Fujichrome 100 6 × 6 cm. Na época esse era um equipamento top de linha. A imagem foi digitalizada em um scanner Imacon Flextight. A imagem ficou com resolução de 6.732 × 6.837 pixels (46 megapixels).

novaiorque_filme

Pois bem, 15 anos depois Walker teve a oportunidade de estar no mesmo local e fazer uma foto com ângulo muito parecido. Só que desta vez ele estava utilizando uma câmera Leica SL com uma lente 24-90mm e resolução máxima de 24 megapixels. A foto foi feita com distância focal de 62 mm o resultado foi um arquivo DNG. A imagem é esta mostrado abaixo.

novaiorque_digital

Cada um dos sistemas está entre os melhores do seu tempo. O fotógrafo aponta que as duas fotos foram feitas quase na mesma hora do dia e na mesma época do ano. Então o padrão de comparação é muito bom, com o bônus de poder ver como a cidade mudou durante esse período. Colocando os detalhes de cada foto lado a lado, notamos que a Leica possui nitidez melhor, um contraste mais bonito, além de cores mais vibrantes. Ou seja, a tecnologia digital ultrapassou o filme e nos entrega um produto mais bacana.

novaiorque_comparação

Eu já não compro um rolo de filme há uns 6 anos. Sinceramente, essa é uma parte da fotografia que fico feliz em não ter que reviver. Aceitem a tecnologia digital, ela é bem melhor.

Fonte: Petapixel.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários